Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Diário de um sociólogo: Por que regressa a Gorongosa a Dhlakama? (1)

Diário de um sociólogo
thumbnail Por que regressa a Gorongosa a Dhlakama? (1)
Oct 26th 2012, 04:33

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, deixou Nampula, onde viveu dois anos, e instalou-se na Gorongosa, zona da sua antiga base central de uma guerra que durou 16 anos e teve consequências dramáticas. Parece que toca de novo - ameaçador, retroactivo - o clarim; jornais, blogues do copia/cola e redes sociais inquietam-se, multiplicando-se em títulos bombásticos e castrenses. Invertendo a ordem natural das coisas: por que regressa a Gorongosa a Dhlakama?
(continua)
Adenda: a manchete do "Savana" com data de hoje tem, em primeira página, o antetítulo "Lourenço do Rosário diz que FRELIMO deve libertar-se das mentes radicais" e o título "Exigências de Dhlakama são legítimas". As centrais 16 e 17 do semanário estão ocupadas com a entrevista com o reitor da Universidade Politécnica.
Adenda 2 às 6:30: de um texto meu de 2009 a propósito do núcleo dirigente da Renamo: "E assim temos um núcleo dirigente a viver a dureza do duplo constrangimento: por um lado, a tentativa de escapar em permanência ao roteiro histórico da guerrilha através da modernidade política do partido e da frequência regular dos corredores urbanos da afirmação e da disputa política (assembleia da República, mídia, viagens, seminários); por outro, a exposição contante e crescente à crítica, seja vinda do partido no poder, seja vinda da antiga oposição (hoje completamente acomodada). A virulência da crítica destrói os ganhos da desguerrilhação progressiva." Aqui.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário