O evento, que é uma aliança entre os clubes de Maputo, Suazilândia e Mphumalanga, insere-se nas comemorações do 17º aniversário do Golfinhos e vai igualmente contar com a participação do 1º de Agosto de Luanda, que aderiu recentemente no intercâmbio visando promover a troca de experiência e elevar a capacidade competitiva dos respectivos nadadores.
O torneio "Golfinhos Sprint" será disputado em três jornadas, duas no sábado e a última no domingo, e movimentará provas de 50 e 100 metros de todas especialidades mais 200 metros estilos.
De salientar que "Golfinhos Sprint" é uma das etapas deste intercâmbio triangular, que roda pelas três regiões, onde os nadadores somam pontos e recebem a premiação no final das competições. Aliás, esta é a segunda etapa, sendo que a primeira teve lugar em Setembro, em Nelspruit, na província sul-africana de Mphumalanga. A terceira e última etapa terá lugar em finais de Fevereiro próximo, na Suazilândia.
O "Golfinhos Sprints" torna-se importante por constituir a primeira prova oficial a nível da cidade de Maputol, depois do adiamento da abertura da época, a 1 de Setembro, por indisponibilidade da piscina da ANCM, que é o local de acolhimento das principais provas organizadas na capital.
O presidente do Golfinhos, Justino Francisco, lamentou o facto de o evento não poder realizar-se na Piscina Olímpica do Zimpeto, isto devido a indisponibilidade da piscina.
Informações disponíveis dão conta de avaria de uma das máquinas que garante o funcionamento da piscina, que também enfrenta problemas de manutenção. Este é o único constragimento apontado pela organização, sendo a Piscina de Zimpeto um local apropriado pelas dimensões olímpicas, que permitem uma avaliação clara e completa da performance dos atletas.
Segundo contou, espera-se por aproximadamente 200 nadadores, sendo 80 provenientes de Mphumalanga e 10 da Suazilândia, que se juntarão a 40 do Golfinhos e um número ainda não confirmado dos clubes Ferroviário de Maputo e da Beira, Desportivo, Tubarões e Associação dos Trabalhadores do Banco de Moçambique.
Fonte:Jornal Noticias
0 comments:
Enviar um comentário