Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

@Verdade online: Poucos professores formados pela ADPP leccionam nas zonas rurais

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Poucos professores formados pela ADPP leccionam nas zonas rurais
Dec 10th 2012, 14:11

Mais de sete mil docentes, de um total de 12 mil formados pela Associação de Desenvolvimento do Povo para o Povo (ADPP) em diferentes centros do país, trabalham nas escolares localizadas nas vilas e cidades em detrimento das zonas rurais, apesar de serem consideradas as mais desprovidas destes profissionais.

O director da ADPP, Silvestre Coutinho, reconheceu o facto na semana passada durante a graduação de 98 professores no centro de formação da Vila de Nametil, no distrito de Mogovolas, província de Nampula. Como uma das medidas para inverter o cenário, Silvestre Coutinho disse na ocasião que os recém-graduados serão afectos às escolas das zonas rurais.

Refira-se que o funcionamento da ADPP é assegurado pelos fundos desembolsados por alguns parceiros do Governo moçambicano, nomeadamente a Dinamarca, a Finlândia e a Holanda. Eles mostraram-se indisponíveis em financiar a construção de um edifício de raiz para a formação de docentes no distrito do Gurué. As obras estavam previstas para este ano.

A ADPP tem onze centros de formação de professores espalhados por todo o país, com a excepção da cidade de Maputo. Enquanto isso, Moçambique foi, recentemente, distinguido com o prémio Steve Sinnot, em alusão a um cidadão de nacionalidade inglesa considerado herói na luta pela garantia da educação para todos, segundo Coutinho.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário