A falta de corrente eléctrica que se verifica na localidade de Chiula-Honde, no Posto Administrativo de Catandica, distrito de Báruè, na província de Manica, está a afectar o decurso das actividades económicas localmente. O problema foi causado pela avaria de um equipamento que gera energia.
Segundo um empresário local, Traimo Parato, os comerciantes e os empresários estão a acumular prejuízos. Para conservar alguns produtos frescos e carnes ou gelar refrigerantes, percorre-se cerca de 60 quilómetros até a Vila-sede em busca de pedras de gelo. Esta distância podia ser evitada se houvesse energia.
Por sua vez, os residentes daquela localidade afirmaram que as avarias no sistema hidroeléctrico da barragem de Honde têm sido frequentes. "Em 2011, por exemplo, houve limitações no abastecimento de energia eléctrica devido a destruição, pelas chuvas, do canal condutor de água". Maria Rosa Pedro, uma das negociantes de Honde, mostrou-se preocupada com os frequentes problemas ocorridos naquela estacão de geração de energia eléctrica.
Como alternativa, alguns residentes recorrem à fonte de energia solar. Outros usam geradores, o que acarreta elevados custos. O chefe de Chiula-Honde, Tomé Maebegui, disse à Rádio local, que a avaria na origem da falta de energia regista-se desde 2012. Os governos do distrito e da província de Manica têm conhecimento do caso. A solução está para breve.
Refira-se que a referida estação de energia eléctrica foi instalada no âmbito do programa electrificação rural com apoio financeiro do governo alemão, através da GTZ. Custou pouco mais de oito milhões de meticais. As obras daquele empreendimento iniciaram no ano de 2006 e terminaram em 2008.
0 comments:
Enviar um comentário