Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

@Verdade online: Rainha Avelino (1969 – 2013)

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Rainha Avelino (1969 – 2013)
Jan 9th 2013, 08:18

A morte, sempre inoportuna, mais uma vez surpreendeu-nos ao devorar uma das nossas mais queridas irmãs. Faleceu, no passado dia dois de Janeiro de 2013, a cantora moçambicana Rainha Avelino.

A artista, que era uma referência cultural incontornável no distrito de Vilankulo, em Inhambane, e uma das finalistas do Ngoma 2011, encontrou a morte na quarta-feira da semana passada, vítima de doença. Os seus restos mortais foram a enterrar no dia cinco de Janeiro na sua terra natal, Vilankulo.

Ela foi uma das figuras de destaque numa recente entrevista concedida à "Diálogo" pelo cantor beirense Raul Chissico, tendo este dito que actuou com ela no mesmo palco em espectáculos alusivos ao dia 7 de Abril e 25 de Junho no ano passado.

A cantora interpretava temas de intervenção social, facto que a levou a atrair a simpatia de ouvintes da Rádio Moçambique, em particular, e dos amantes da música moçambicana, de um modo geral.

Sobre a sua morte, a "Diálogo", citada pelo Diário de Moçambique, entrevistou telefonicamente Raul Chissico, o qual foi colhido de surpresa com a notícia, tendo lamentado a perda física de Rainha Avelino. O artista recordou que ela viveu durante um longo período na cidade de Maputo, onde desenvolveu a sua carreira e chegou a conseguir um patrocínio para a edição de um disco.

De acordo com aquele músico, nas suas canções, a perecida falava também das riquezas marítimas de Vilankulo.

O funeral, bastante concorrido e antecedido de um cortejo que percorreu as principais artérias da vila municipal de Vilankulo, ficou marcado pela presença de individualidades do panorama socio-político e cultural do distrito. Por exemplo, Mr. Kevas e Damião, alguns dos músicos que estiveram presentes na cerimónia fúnebre, consideram que o país e Vilankulo, em particular, perderam uma das suas filhas mais queridas.

Recorde-se de que ela abraçou a música em 1999, nos estúdios da Rádio Moçambique. Nos anos 2001 e 2003 foi finalista do Ngoma Moçambique e Top Feminino promovidos por aquela estação emissora. Rainha Avelino pereceu aos 44 anos, deixando um viúvo e quatro filhos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário