A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai submeter hoje ao Conselho de Ministros a data das quintas eleições autárquicas que vão decorrer no segundo semestre de 2018.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo Porta-voz do órgão, Paulo Cuinica, momentos após a primeira sessão ordinária da CNE cujo objectivo era iniciar com as actividades que visam a preparação das autarquias do próximo ano.
"O que nós fizemos hoje aqui foi aprovar, por consenso, a data, que será submetida, se tudo correr bem, ainda hoje, ao Conselho de Ministros", afirmou.
Segundo Cuinica, a CNE aprovou o plano de actividades para 2017, cujo enfoque reside na formação de membros para as próximas eleições autárquicas e na instalação das comissões provinciais e distritais, um processo que vai decorrer num prazo de 60 dias depois da marcação definitiva do escrutínio.
"Iremos trabalhar também na preparação dos instrumentos para a realização das eleições", acrescentou o porta-voz da CNE.
Em relação ao processo de recenseamento, Cuinica disse que o período para este processo será, igualmente, anunciado depois de se conhecer a data definitiva da realização das eleições.
A CNE depende, também, dos dados do Instituto Nacional de Estatística para saber o número dos potenciais eleitores.
O porta-voz revelou que o próximo ciclo eleitoral moçambicano, que contempla as eleições gerais, agendadas para 2019, e autárquicas, está orçado em 900 milhões de meticais.
Refira-se que a Renamo, maior partido da oposição no país, garantiu que vai participar nas eleições autárquicas de 2018. Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, este partido não participou.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2nN1fTr
0 comments:
Enviar um comentário