A cidade da Beira é a nova capital do futebol moçambicano. Mora lá não só o campeão como também a equipa que 15 anos depois representa o nosso País na mais importante competição de clubes de África, a Liga dos Campeões. Os “locomotivas” do Chiveve sofreram dois golos durante o tempo regulamentar mas acabaram por eliminar o Barrack Young Controller da Libéria através de pontapés de grande penalidade, que o guarda-redes Soarito defendeu dois, como estava planificado por Aleixo Fumo. Agora o Ferroviário da Beira está entre os 16 clubes que vão disputar a “champions” africana.
Com o apoio da estrela George Weah e da Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, entre o público que encheu as bancadas do estádio Antonitte Tubman em Monróvia, a equipa do Barrack Young Controller entrou ao ataque e disposta a anular a desvantagem de 2 golos que trazia da cidade da beira.
A pressão atacante começou a dar resultados no minuto 16 quando os liberianos abriram o placar. Literalmente sufocados os “locomotivas” da Beira não conseguiam esboçar nenhuma reação e defendiam muito perto da baliza onde Willard tentava adiar o inevitável empate.
O segundo golo do Barrack Young Controller acabou por acontecer no minuto 40 na transformação de uma grande penalidade a castigar a falta de um defensor “locomotiva” que cortou a bola com mão.
Depois do intervalo o Ferroviário regressou melhor organizado, subiu as suas linhas e começou a criar jogadas de perigo. Os liberianos procuravam o golo que lhe daria a vitória na eliminatória mas a “locomotiva” mostrava a sua garra que levou a decisão da eliminatória para os pontapés da marca de grande penalidade.
Mas antes do apito final Aleixo Fumo trocou de guarda-redes, lançou Soarito para o lugar de Willard.
No desempate Mambucho chamou a si a responsabilidade do primeiro penálti e não falhou, tal como o liberiano que o seguiu.
Depois Dayo fez o segundo e Soarito mostrou a sua classe defendendo a segunda grande penalidade do Barrack Young Controller.
Edson aumentou para 1 a 3 a vantagem do Ferroviário e o guarda-redes Soarito defendeu o remate de outro liberiano.
Ainda com dois pontapés para cada equipa Andro não falhou o seu e já não houve necessidade de chutar mais, estava feito o resultado final de 1 a 4 nos penáltis e a equipa moçambicana carimbava o passaporte para a fase de grupos com um agregado de 3 a 6, na soma da eliminatória.
O Costa do Sol foi a última equipa moçambicana a disputar a fase de grupos da “champions” no longínquo ano 2002.
“Estava planificado que se tivéssemos que chegar a essa situação seria o Soarito”
“Missão cumprida, já prevíamos que teríamos muitas dificuldades. Não estivemos bem na 1ª parte, sobretudo em algo tínhamos falado, sofremos dois golos em lances de bola parada coisa que tivemos o cuidado de trabalhar. Não estivemos bem organizados durante a 1ª parte, no intervalo fizemos os ajustes que eram necessários e o adversário teve bola mas praticamente estivemos a controlar as situações, até em algumas situações poderíamos ter finalizado. O importante é que o objectivo que se pretendia alcançou-se, tiramos uma lição, sabemos que nos esperam-nos tarefas muito mais complicadas pela frente e vamos tirar ilações do que aconteceu aqui para que a gente possa aparecer da melhor maneira possível”, disse Aleixo Fumo, o treinador do Ferroviário da Beira, ao microfone da Rádio Moçambique.
Sobre a troca de guarda-redes, estratégia similar a de Louis Van Gaal no último mundial de futebol, Aleixo Fumo revelou que era algo trabalhado previamente, “(...) estava planificado que se tivéssemos que chegar a essa situação seria o Soarito a ir para a situação de penáltis, e cumpriu e assim estamos lá”.
O novo herói do futebol moçambicano disse que fez apenas o que sabe fazer, “a experiência da equipa técnica achou que eu deveria jogar e fiz aquilo que me cabia, que sei bem fazer”, declarou Soares Soares, o “Soarito”.
Eis os resultados completos dos jogos da 2ª mão:
CNaPS Sport 1-1 Coton Sport
Kampala Capital (KCCA) 1-1 Mamelodi Sundowns
Zamaco FC 0-0 Young Africans CF
Mounana 1-0 (4-5 penáltis) Wydad Casablanca
RC du Kadiogo 1-0 USM Algel
Al-Merrikh SC 4-0 Rivers United
FUS Rabat 3-1 Al Ahly Tripoli
As Port Louis 2-2 Al-Hilal
Club Capas United 0-0 TP Mazembe
Saint George 2-0 AC Leopards
Bidvest Witts 0-0 Al-Ahly SC
As Vital Club 2-0 Gambia Ports
Enugu Rangers 2-1 Zamalek SC
AS Tanda 1-2 Etoile du Sahel
Horoya AC 2-1 Esperance de Tunis
Barrack Young Controller 2-0 (1-4 penáltis) Ferroviário Beira
A fase de grupos da “champions” começa a ser disputada em meados de Maio, antes vão ser sorteadas as 16 equipas apuradas - Coton Sport, Mamelodi Sundowns, Zamaco FC, Wydad Casablanca, USM Algel, Al-Merrikh SC, Al Ahly Tripoli, Al-Hilal Club, Capas United, Saint George, Al-Ahly SC, As Vital Club, Zamalek SC, Etoile du Sahel, Esperance de Tunis, Ferroviário Beira - pelos quatro grupos que estarão em competição.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2nC5o0J
0 comments:
Enviar um comentário