A sinistralidade rodoviária continua preocupante, não obstante o discurso das autoridades, segundo o qual a situação tende a ser menos caótica. Na semana finda, 21 pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas, 14 das quais em estrado grave, vítimas de carros, o que significa pelo menos um óbito e três feridos em cada dia do período em análise.
Os dados a que nos referimos dizem respeito à semana de 11 a 17 de Novembro corrente. Em igual período do ano passado, as autoridades policiais registaram 25 mortes e 29 feridos na sua maioria graves, por conta de 31 acidentes de viação.
Quanto aos recentes sinistros, Desses acidentes, ao menos 18 foram do tipo atropelamento carro peão, disse Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM). De acordo com ele, o excesso de velocidade, a má travessia do peão foram algumas causas da tragédia.
Durante a fiscalização rodoviária, a Polícia deteve 86 condutores por alegada tentativa de suborno aos agentes da Polícia de Trânsito (PT). Inácio Dina informou que os visados desembolsaram quantias que variam de 22 meticais a dois mil meticais, como forma de se livrarem da punição imposta pela corporação.
“Reiteramos o nosso engajamento e comprometimento em continuarmos a combater a corrupção e o suborno”, disse Dina, aconselhando os condutores a se preocupar em obter a documentação que lhes permite andar na via pública legalmente, e não pensar em ter dinheiro para subornar os agentes da Lei e Ordem. “Que se conformem com a lei”.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2BfXb5T
0 comments:
Enviar um comentário