Três pessoas morreram quarta-feira num conflito entre agricultores e criadores na aldeia nigerina de Débi e arredores da comuna rural de Maijirgui, no departamento de Tessaoua, no leste do país, anunciou o Ministério nigerino do Interior e Segurança Pública.
Num comunicado emitido esta quinta-feira, o Ministério deplora um morto do lado dos agricultores, designadamente, o chefe de aldeia, e dois mortos do lado criadores.
Numerosos feridos e importantes danos materiais foram além disso registados durante esta rixa, precisa o comunicado que sublinha que todas as disposições são tomadas para levar a calma e a serenidade na zona do conflito.
Vinte e três pessoas apanhadas em flagrante delito de comissão de atos de incêndio num acampamento foram detidas, e foi aberto um inquérito para determinar as responsabilidade de uns e de outros nestes eventos trágicos, acrescenta o comunicado.
"O Estado não baixará os braços contra todos os que puseram gravemente em perigo a paz social", adverte o comunicado. Numerosas rixas, às vezes mortíferas, são registadas neste período de colheita no Níger entre agricultores e criadores.
Em 1991, pelo menos 103 pessoas, na sua maioria criadores, morreram numa briga entre agricultores e nômades.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2AtyPs7
0 comments:
Enviar um comentário