A secretária do Estado da Província de Maputo, Vitória Diogo, efectou, terça-feira, 10 de Março, uma visita de trabalho à Estação de Tratamento de Água-ETA de Umbelúzi, no distrito de Boane, província de Maputo, para se inteirar do funcionamento desta unidade gerida pela empresa Águas da Região de Maputo-AdeM.
A visita enquadra-se no âmbito da jornada de trabalho que a secretária de Estado fez ao sector de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, durante a qual manteve encontros com os membros do Conselho da Administração da AdeM e da direcção das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos da província de Maputo.
Na ocasião, Vitória Diogo avaliou a visita positivamente, tendo afirmado que este é um sector que traduz a essência do Estado e de serviços básicos, nomeadamente acesso a água, saneamento, redes viárias, estradas, pontes, barragens, represas e captação de água.
“A responsabilidade do Estado em termos de provisão de serviços básicos ao cidadão está também concentrada neste sector, que depois tem recurso ao sector privado ou a operadores privados. O sector está a funcionar. Tem desafios. O sector de águas registou uma grande evolução, pode-se dizer que o balanço é positivo ”, referiu a secretária de Estado.
Num outro desenvolvimento, Vitória Diogo afirmou que o sector de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, e em particular a AdeM, tem o grande desafio de regrar os operadores privados e de fiscalizar o sector privado na articulação com os operadores para aferir se estão a cumprir com aquilo que são os preceitos estabelecidos.
“Vimos neste nosso sector de obras públicas, que é preciso que se faça um levantamento e fiscalização, para aferir se as tarifas praticadas, e se a qualidade dos produtos e serviços que se fornece aos consumidores é aquela que se pretende. Este é o desafio estabelecido pelo Estado à Autoridade Reguladora", explicou a secretária de Estado.
Importa referir que a secretária de Estado, instou também aos técnicos das duas instituições visitadas para a observância das novas tecnologias de construção, visando encontrar matérias de construção e técnicas de baixo custo para as populações e resilientes a mudanças climáticas em Moçambique.
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/3cNFEVl
0 comments:
Enviar um comentário