Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de julho de 2018

"Fatias da Vida": Lançada radionovela sobre temas que afectam a saúde familiar

Foto de Fim de SemanaA Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), através do Centro de Excelência em Comunicação para a Saúde (CECS), lançou, na quinta-feira, 26 de Julho, a quarta edição da radionovela “Fatias da Vida”, uma série que aborda diversos temas ligados à saúde familiar, tais como o planeamento familiar, aconselhamento e testagem voluntária do HIV, nutrição, cuidados pré-natais, saúde da criança, entre outros.

A radionovela, produzida pelo CECS no âmbito do projecto RUMOS, em parceria com a Johns Hopkins University e com financiamento da USAID, retrata a vida de três casais (Alfinete e Kiwanga, Juma e Fátima, Flávio e Anita) que, juntos, enfrentam dificuldades e ajudam-se a resolver e ultrapassar problemas relacionados com a saúde familiar.

Na cerimónia de lançamento, Lourenço do Rosário, presidente da FUNDE, explicou que a radionovela “Fatias da Vida”, a ser transmitida pela Politécnica Rádio (97.1FM), foi concebida para ajudar as comunidades a encontrar formas de resolver muitos dos problemas que enfrentam na área da saúde, como são os casos da desnutrição, o HIV, entre outros.

“O facto de estarmos a lançar a quarta edição demonstra que estamos a atingir os objectivos para os quais nos propusemos”, considerou Lourenço do Rosário, referindo que a FUNDE tem actuado em diversas vertentes na área da saúde, com o apoio de vários parceiros, dentre os quais o Ministério da Saúde (MISAU).

Na ocasião, a representante do MISAU, Natércia Monjane, afirmou que a radionovela “Fatias da Vida” vai contribuir para a educação da população moçambicana sobre vários assuntos relativos à área da saúde. Por isso, acrescentou Natércia Monjane, “contamos com a vossa colaboração na produção de mais programas sobre outros temas na área da saúde, dando maior primazia ao uso de línguas locais, que são as que mais chegam àquelas comunidades mais recônditas”.

Já os representantes da USAID e da Johns Hopkins University, Júlio Machava e Patrick Devos, respectivamente, disseram esperar que a radionovela contribua para a mudança de comportamento no seio das comunidades.

O projecto RUMOS, no âmbito do qual foi produzida esta novela radiofónica, visa apoiar os esforços nacionais de melhoria da capacidade de desenhar, implementar, monitorar e avaliar intervenções estratégicas de comunicação para a mudança de comportamento.

A iniciativa cobre diversas áreas ligadas à saúde, nomeadamente malária, planeamento familiar, nutrição, água e saneamento, aconselhamento e testagem para o HIV, entre outras.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2LHN1Db

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário