Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Zimbabwe declara emergência sanitária em Harare devido a surto de cólera que fez 20 mortos

O Zimbabwe declarou nesta terça-feira emergência sanitária devido a um surto de cólera em sua capital, Harare, após a morte de 20 pessoas e o contágio de outras 2 mil em consequência do consumo de água contaminada, informou o ministro da Saúde do país, Obadiah Moyo.

"Não queremos mais mortes, declaramos o alerta para conter o cólera, a febre tifoide e tudo o que está acontecendo", disse Moyo aos veículos de imprensa após visitar um dos hospitais que estão cuidando de pacientes na capital.

O surto começou nos subúrbios de Glen View e Budiriro, onde, segundo funcionários do Conselho Municipal de Harare, o vazamento num encanamento de esgoto estaria contaminando a água dos poços comunitários que abastecem os moradores.

Harare, assim como muitos povoados e cidades do país, não conta com água potável suficiente, o que obriga os habitantes a usar água de poços não protegidos.

A venda de carne e de frutos do mar nas áreas afectadas foi proibida, segundo as autoridades, e alguns colégios suspenderam suas aulas para evitar mais contágios, de acordo com o jornal local "The Chronicle".

O governo do Zimbábue também solicitou ajuda às Nações Unidas e a empresas privadas para que disponibilizem água potável para as regiões contaminadas.

Esta é a quarta vez nos últimos 15 anos que o cólera, uma doença tratável que causa vómitos e diarreia intensa, e que pode chegar a ser letal se não for tratada a tempo, afecta o Zimbábue. Entre 2008 e 2009 foi registada epidemia de cólera na história do país, com 4 mil mortos em nove meses, enquanto mais de 90 mil pessoas foram infectadas.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2CIBpMK

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário