O CHIBUTO, é a segunda equipa forasteira que conseguiu arrancar três preciosos pontos ao HCB em pleno Estádio 27 de Novembro, na vila do Songo, distrito de Cahora-Bassa, com o golo a surgir num lance de bola parada já ao cair do pano, por intermédio de Lala que correspondeu bem de cabeça o pontapé de canto marcado por John.
Quando toda a gente espera por um resultado mais favorável para a equipa da casa, que entrou no segundo tempo a dominar por completo, eis que a equipa visitante, num contra-ataque rápido pelo flanco esquerdo, Zé Rasta, mandou a bola para o meio-campo do HCB, John interceptou o esférico fintou Antoninho e encontrou Bucho isolado que correu com a bola até à linha do fundo e na tentativa de passar por Mucuapele, tabelou no defensor da HCB para canto.
John, chamado a cobrar, levantou o esférico para o miolo da baliza à guarda de Chico que passou pelos defesas junto à linha do golo e Lala desmarcado cabeceou para o fundo da baliza para o desespero total dos jogadores da HCB e do público que ocorreu ao campo 27 de Novembro.
A HCB que actuou muito fora do seu ritmo, iniciou o jogo a imprimir um maior caudal ofensivo sob um olhar atento do Chibuto que optou por recuar e efectuar jogadas de contra-ataque nos primeiros 15 minutos.
Depois dos 20 minutos, a equipa do Chibuto foi ganhando paulatinamente terreno e conseguiu equilibrar o jogo, efectuando alguns ataques à baliza da HCB. Por pouco, à passagem do minuto 35 poderia muito bem abrir o activo se não fosse as brincadeiras de trocas de bola ou melhor, tabelinhas desnecessárias protagonizadas pelos pontas-de-lança Lala e John dentro da pequena área da HCB com toda a defensiva desnorteada.
O jogo ganhou equilíbrio, com os treinadores imparáveis e com gritarias para aqui e para acolá.
Veio a segunda parte com a HCB a imprimir uma outra dinâmica e a sufocar e remeter o Chibuto à sua zona de rigor sem muitas manobras, confinando apenas a defender todas as investidas dos jogadores do HCB que estiveram praticamente num à vontade no meio-campo do Chibuto mas sem encontrar caminhos certos para o golo.
O jogo depois dos 60 minutos conheceu um outro tipo de futebol. Os jogadores do Chibuto que embora estivessem a fazer tudo por tudo para encontrar uma saída positiva e já que o golo estava quase que difícil, começaram a simular falsas lesões e um "cai-cai" por todo o lado principalmente quando a HCB se embalava para o ataque. O árbitro do jogo não conseguiu segurar o nervosismo dos jogadores de ambos os lados e começou a cometer erros fatais, prejudicando, na nossa maneira de ver, a equipa da casa, pois, só assinalava faltas sobre os jogadores de Chibuto e em última instância aos jogadores da HCB.
Uma arbitragem comprometedora e péssima embora não tenha influenciado no resultado. Um dos erros fatais foi já no tempo de compensação onde foram definidos três minutos e com a HCB a imprimir uma velocidade na tentativa de empatar o jogo. Filimão Filipe terminou o jogo quando ainda faltava um minuto.
O jogo terminou com o público a solicitar a cabeça do juiz da partida, pois, segundo os relatos dos adeptos da HCB é a segunda vez que este árbitro realiza um mau trabalho no Estádio 27 de Novembro em prejuízo da equipa caseira.
Victor Urbano, treinador do HCB, invadiu o rectângulo do jogo, todo nervoso a exigir ao árbitro os 60 segundos que ainda faltavam.
Urbano entretanto reconheceu a vitória do Chibuto atirando as culpas para os seus jogadores que prestaram uma péssima actuação dentro do campo.
Uma nota de realce foi a claque de Chibuto que viajou de Gaza até Songo, em dois autocarros e duas carrinhas que durante os 90 minutos do jogo energicamente gritaram e dançaram transformando o Estádio 27 de Novembro num seu campo. Um barulho que impressionou todos os espectadores no campo e devo sublinhar que foi o melhor espectáculo do que o futebol apresentado pelas duas equipas no rectângulo de jogo.
FICHA TÉCNICA
HCB - Chico, Ilídio, Mambucho, Mucuapele, Antoninho, Marlon, Henry (Manuel), Danga (Andro), Zuma ll (Fabrice), Charley e Gerald.
CHIBUTO - Baía, Nito, Anselmo, Zé Rasta, Bucho, Antoninho, Shabane, (Shabane), Palatão (Samito), John, Chana (Kamari) e Lala.
ACÇÃO DISCIPLINAR - "Amarelos" para Zuma ll da HCB e Nito do Chibuto.
Fonte:Jornal Noticias
0 comments:
Enviar um comentário