Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de maio de 2012

Jornal Moçambicano Online: Inspecção ao ensino superior vai arrancar a qualquer momento

Jornal Moçambicano Online
Notícias dos Maiores Jornais de Moçambique
thumbnail Inspecção ao ensino superior vai arrancar a qualquer momento
May 27th 2012, 17:58




A inspecção às instituições do ensino superior em Moçambique vai arrancar a qualquer momento, anunciou o porta-voz do Ministério da Educação, Manuel do Rêgo, num encontro havido com jornalistas quinta-feira, em Maputo.

Professores sem o grau de licenciatura davam aulas no ISCTAC e Universidade Mussa Bin Bique

MINED encerra delegação de duas universidades

Para o efeito, foram criadas equipas de trabalho que, de acordo com a fonte, vão inspeccionar as instituições de ensino superior em todo o país, devendo começar com a Universidade Mussa Bin Bique (UMBB), sedeada em Nampula, e o Instituto Superior Alberto Chipande (ISTAC), baseada na cidade da Beira.


Estas duas instituições, nos últimos anos têm vindo a debater-se com vários problemas, e recentemente receberam uma ordem do Ministro da Educação para encerrar algumas delegações por funcionarem ilegalmente e sem as condições exigidas.

De salientar que estas inspecções vão ocorrer pela primeira vez no país, uma vez que até à data não existia um regulamento para a materialização desta actividade.

O regulamento da fiscalização do ensino superior foi aprovado em Junho do ano passado pelo Conselho de Ministros.

"As inspecções ao ensino superior vãi iniciar a qualquer momento. Desde a aprovação do regulamento em Junho do ano passado, estivemos a formar inspectores e já há equipas constituidas para fazer o trabalho", referiu.

"A UMBB e o ISTAC serão as primeiras instituições de ensino superior a ser inspeccionadas pelas equipas de trabalho que a qualquer momento vão iniciar com as actividades", acrescentou.

De acordo com o regulamento, as instituições de ensino superior, públicas e privadas passam a ser inspeccionadas ordinária e extraordinariamente.

A fiscalização, de carácter ordinário, é aquela em que a instituição alvo é comunicada com 10 dias de antecedência, e de carácter extraordinário, em que tal procedimento não é requerido.

O objectivo das inspecções é, fundamentalmente, controlar a organização e funcionamento das instituições de modo a aferir até que ponto elas cumprem com as normas existentes no país e garantir que a formação ministrada está de acordo com os objectivos pretendidos.

Nos últimos anos verifica-se no país um crecimento do número de instituições de ensino superior e de estudantes neste nível de ensino, entretanto, nem sempre este crescimento quantitativo tem sido acompanhado da devida qualidade.

A situação é reconhecida pelo governo, para quem a inspecção permitirá uma melhor articulação entre os conteúdos leccionados e os objectivos do Estado, nomeadamente em questões como a duração dos cursos, dos currículos e das infra-estruturas alocadas, entre outras matérias.

Por outro lado, tem-se registado muitas irregularidades do lado das instituições do ensino superior, que mais visam o lucro que contribuir para uma maior e melhor formação dos cidadaos.

Segundo Rêgo, estas situações mostram que há necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de diálogo entre as partes, maior conhecumento dos requisitos para o funcionamento de uma instituição deste nível de ensino e melhorar a monitoria e inspecção das mesmas.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário