A assinatura do protocolo de assistência militar gratuita às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), para o período de 2012 a 2013, pela China, vai efectivar-se durante a visita de 6 dias do ministro de Defesa Nacional, Filipe Nyusi à China.
Ainda não foi revelado o valor que China vai disponibilizar a Moçambique. O acto acontece no âmbito das relações bilaterais no domínio de Defesa entre os dois países.
A vontade foi manifestada pelo ministro da Defesa Nacional da República Popular da China, Liang Guaulie, que convidou seu homólogo moçambicano para uma visita de trabalho.
Durante a sua estadia naquele país asiático, Filipe Nyusi irá inteirar-se do estágio de implementação dos protocolos sobre apetrechamento com equipamento moderno ao hospital militar de Maputo, assinados aquando da visita do Director da Cooperação Externa daquele país, Major-General Gian Li Hua, em Fevereiro.
Filipe Nyusi vai ainda manter conversações com o seu homólogo, audiência com membros do Governo Chinês, visitar empresas que se dedicam à produção de material logístico, para além de efectuar diversas visitas às unidades militares.
O Governo de Moçambique tem destacado a China como um dos grandes parceiros que apoiam as FADM.
De recordar que, em Maio de 2011, aChina ofereceu material não letal às Forças Armadas de Defesa de Moçambique, avaliado em 1.5 milhões de dólares norte-americanos, para além da doação de equipamento moderno ao hospital militar de Maputo.
0 comments:
Enviar um comentário