Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: GUEBUZA DEFENDE CULTURA DE TRABALHO E MELHOR DISTRIBUIÇÃO

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
GUEBUZA DEFENDE CULTURA DE TRABALHO E MELHOR DISTRIBUIÇÃO
May 17th 2012, 20:10

O Presidente da Republica, Armando Guebuza, instou os mocambicanos a continuarem engajados no trabalho para se aumentar a producao e produtividade como forma de permitir uma melhor distribuicao das conquistas alcancadas gracas a independencia.

Falando num comicio popular que orientou hoje na localidade de Mulotana, no distrito de Boane, provincia meridional de Maputo, Guebuza criticou os cepticos quanto a independencia destacando que estes alegam, por ignoranca, que a independencia nao trouxe novidade.


Segundo o Chefe do Estado, os mocambicanos devem compreender que os que dizem isso nao sao os que estao a frente dos destinos do pais e que a independencia foi alcancada a custa de muitos sacrificios, cabendo desta forma aos mocambicanos fazer dela o que querem.

"Deixem-lhes falar. Nao os oicam. Vamos continuar a trabalhar, corrigir o que estiver errado, sempre a avancar', disse Guebuza, adiantando que esses dizem que 'quando viviamos nas palhotas estavamos bem. Agora que vivemos em casas de alvenaria somos pobres'.

Na ocasiao, Guebuza destacou que Mocambique alcancou a sua independencia no fim das independencias dos paises africanos alguns por via negocial e outros por causa da intrangigencia dos colonizadores tiveram que pegar em armas e lutar e Mocambique nao fugiu a regra.

Neste capitulo, o Chefe do Estado destacou o papel do primeiro Presidente da Frelimo, Eduardo Mondlane, como obreiro da unidade nacional que uniu todos os mocambicanos para lutarem pela independencia, pois ja havia chegado a conclusao de que ela so podia ser alcancada por via da luta armada.

"Nao foram as armas que conquistaram a independencia. Elas apenas ajudaram. Valeu para o alcance da independencia a Unidade Nacional em em torno desta causa justa", explicou Guebuza, adiantando que os colonos tinham armas muito fortes mas mesmo assim os mocambicanos venceram a guerra porque estavam unidos.

Hoje, segundo o Chefe do Estado, os mocambicanos questionam sobre o que fazer com esta unidade. 'Temos que usar a unidade nacional para combatermos a pobreza', destacou.

Na ocasiao, os populares da localidade de Mulotana pediram ao Chefe do Estado para que lhes ajudasse a resolver o problema da falta de agua, roubo de gado, falta de energia electrica, transporte, entre outros que ainda afectam os residentes.

Fonte: AIM - 17.05.2012

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário