Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de maio de 2012

VOA News: Notícias: Supremo angolano "anula" Suzana Inglês

VOA News: Notícias
Notícias Voz da América
Supremo angolano "anula" Suzana Inglês
May 17th 2012, 17:40

O Tribunal Supremo decidiu anular o concurso público que conduziu Suzana Inglês ao cargo de Presidente da CNE. A decisão dá resposta a uma queixa de vários partidos da oposição, que alegavam a ilegalidade da nomeação de Inglês.

O Tribunal notificou esta quinta-feira o PRS, um dos declarantes, juntamente com a UNITA e o Bloco Democrático. O secretário-geral do Bloco, Filomeno Vieira Lopes, avançou a informação à Voz da America.

No acordão recebido pelo seu partido, a Câmara Cível e Administrativa do Supremo considera que Suzana Inglês foi exonerada a seu pedido das funções de juíza, pelo que não podia candidatar-se a uma posição a que só podem ascender magistrados..

, o triobnunal "anula escusou-se entrar em detalhes sobre os termos da fundamentação do Acórdão, mas admitiu que uma das consequências da decisão poder vir a ser a anulação de todos actos praticados pela responsável da CNE, incluindo aquela referente a escolha da Deloitte, para proceder a auditoria do FICRE-ficheiro eleitoral. Filomeno Vieira Lopes tem a seguinte opinião:

 

"O Tribunal Supremo acaba de sinalizar que o acórdão desse tribunal foi elaborado por duas juízas sobre este assunto e este acórdão anula o concurso que foi feito para a nomeação de Susana Inglês. Isto mostra que os partidos da oposição que colocaram a questão, colocaram-na bem, mas agora os juízes analisaram o dossier e efectivamente chegaram à conclusão que o concurso não obedeceu aos requisitos que a própria lei impunha isto e que fosse só magistrados a concorrer. Efectivamente se e uma anulação do concurso com certeza que as decisões tomadas por ela podem ser consideradas nulas".

 

Lembramos que UNITA e BD contestaram a decisão de nomear Suzana Inglês para o cargo de presidente da CNE, fundamentalmente devido ao facto de não ser Magistrada Judicial, à data da realização do concurso público.

 

De Luanda p/ a VOA, Alexandre Neto

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário