O Governo adquiriu recentemente seis licenças de produtos da corporação Microsoft para distribuir pelas instituições públicas aos níveis central e provincial, incluindo a cidade de Maputo.
Esta aquisição, feita através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, surge no âmbito da materialização de um segundo Acordo de Parceria Estratégica, assinado em Novembro de 2011 entre esta instituição governamental e a Corporação Microsoft.
A iniciativa cobre o período 2011-2014, sendo que a mesma visa o fornecimento e licenciamento de produtos daquela multinacional no sector público, a nível de computadores de mesa e computadores servidores.
A aquisição das seis mil licenças correspondentes ao primeiro ano do acordo foi possível graças ao financiamento do Banco Mundial, no valor de 1.268.295,37 dólares.
O financiamento do Banco Mundial está enquadrado no projecto Governo Electrónico e infra-estruturas de comunicação (MEGIP), implementado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como objectivo a uniformização dos aplicativos de computadores de mesa no sector público, bem como a formação e assistência técnica no que concerne à utilização dos produtos adquiridos.
O licenciamento surge em materialização de uma das decisões do Governo, no âmbito do quadro de interoperabilidade do Governo Electrónico, aprovado em 2009, que define padrões e normas a serem observadas no desenvolvimento e uso de sistemas de informação no sector público.
Para além das licenças para o ambiente Desktop (Windows e Office) e para o ambiente Servidor (Windows Server, Exchange, Lync Server e Sharepoint Server), o licenciamento contempla também um serviço de suporte premier/ano com 80 horas de chamadas telefónicas, 120 horas de formação e 100 horas de assistência proactiva...
0 comments:
Enviar um comentário