Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Pela terceira vez: Moçambique acolhe “Afrobasket”de Sub-18

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Pela terceira vez: Moçambique acolhe "Afrobasket"de Sub-18
Aug 1st 2012, 09:24

MOÇAMBIQUE acolhe a décima quinta edição do Campeonato Africano de Basquetebol Masculino na categoria de Sub-18 (Afrobsket-U18), de 16 a 25 de Agosto próximo. No certame, far-se-ão presentes 12 selecções, distribuídas em dois grupos de seis equipas cada.

 

Esta é a terceira vez que Moçambique acolhe o "Afrobasket" nesta categoria, depois de o ter feito em 1982 e 1988, edições nas quais o nosso país foi finalista vencido curiosamente diante do mesmo adversário, Angola.

 

Os jogos irão decorrer na capital do país, mais concretamente no Pavilhão do Maxaquene, a catedral do nosso basquetebol. Os participantes do evento são: Moçambique, Angola, Costa do Marfim, Egipto, Gabão, Mali, República Democrática do Congo, Senegal, Nigéria, Ruanda, Camarões e Tunísia.

 

O torneio será disputado em duas fases, sendo que na primeira as equipas irão jogar num sistema de todos contra todos, passando para a segunda fase que se inicia com os quartos-de-final. Os primeiros quatro classificados de cada um dos dois grupos que serão compostos por seis equipas.

 

 

Na condição de bicampeão africano, o Egipto surge como principal candidato à conquista da prova, mas terá pela frente uma forte oposição da Tunísia, Angola e Nigéria entre outros fortes candidatos á vitória final.

 

Aliás, a Nigéria é a selecção com mais títulos neste torneio, somando seis, seguido pelos egípcios com quatro.Os angolanos seguem em terceiro com três títulos ganhos. A Guiné Conacry ganhou uma vez, em 2000. A Tunísia é finalista vencida da última edição que teve lugar em 2010, na capital ruandesa, Kigali.

 

De salientar que esta prova tem sido organizada com certa irregularidade, dai que no quadro abaixo a distância de uma edição para outra varia de um a quatro anos e os países anfitriões são praticamente os mesmos.

 

VENCEDORES POR EDIÇÕES


Egipto (1977, 1984, 2008 e 2010)

Angola (1980, 1982 e 1988)

Nigéria (1980, 1987, 1990, 1994, 2002, 2006)

Guiné Conakry (2000)

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário