O NOVO Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, já mostrou trabalho e capacidade de fazer o melhor para o desporto, quando substituiu David Simango, actual edil de Maputo, segundo opinião do presidente da Federação Moçambicana de Natação (FMN), Gilberto Mendes.
O timoneiro da FMN perspectiva que o ambiente turbulento que se vivia no Ministério da Juventude e Desportos (MJD) cesse e espera por algumas intervenções para impulsionar, em termos competitivos, o movimento desportivo, tendo em conta que as infra-estruturas disponíveis, com destaque para as construídas no âmbito da realização dos Jogos Africanos.
Gilberto Mendes lembrou o encontro que o Presidente da República, Armando Guebuza, teve com os desportistas, onde se constatou a grande preocupação e aflição do movimento associativo sobre os graves problemas que enfermam o desporto.
Razão pela qual espera do novo ministro uma acção planificada e direccionada para os problemas já identificados."O problema do desporto deve ser resolvido a partir de cima. Há modelos de desenvolvimento que já existem ao nível mundial. Vamos olhar como é que outros estão a fazer e seguir os passos", elucidou, criticando o fraco trabalho ao nível da formação e alta-competição.
"O que nós sabemos é inventar e tentar fazer coisas novas, mas sem experiência. Temos que colocar meios humanos e materiais em locais com potencialidades desportivas. Colocar lá especialistas para trabalharem", referiu.Gilberto Mendes disse esperar do novo titular da pasta do desporto a solução do problema da gestão da piscina olímpica do Zimpeto, que no seu entender não está a servir à natação.
0 comments:
Enviar um comentário