Na sequência das chuvas que desde a passada semana fustigam a região da bacia do rio Save, no centro de Moçambique, a Administração Regional das Águas do Sul – Unidade de Gestão da Bacia do Save em Inhambane, apela a população que vive nas zonas baixas a abandonar a região devido à subida do nível das águas.
Segundo a Rádio Moçambique já há áreas agrícolas alagadas assim como algumas habitações submersas. Olhando para este cenário, numa altura em que a previsão é de precipitação até próxima Quinta-feira, as autoridades dizem que há uma necessidade de prevenir a perda de vidas humanas.
Deise dos Santos, directora da área Sul, fez saber que o Rio Save está a registar uma subida a partir de Massangena, província de Gaza, o que influencia na quantidade de água que atravessa a região de nova Mambone no distrito de Guvuro em Inhambane. Esta responsável aconselha os produtores das zonas baixas para aproveitarem a sua produção sobre o resto que se perder.
Segundo Deise dos Santos, grande parte das culturas ao longo da baixa do Rio Nhanombe são dadas como perdidas.
"Com relação ao rio Nhanombe, em Mubalo, e na ponte da Maxixe que dá acesso ao distrito de Morrumbene, estamos com escolas submersas e neste momento estamos a usar métodos auxiliares para conseguirmos ver até que ponto o nível da água está a reduzir. Porque o que está a acontecer é que o próprio rio transbordou...", disse.
0 comments:
Enviar um comentário