A pequena aldeia de Adzinci, no sul da Sérvia, mudou seu nome para Putinovo como demonstração de apreço e respeito ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou nesta segunda-feira o jornal "Juzne Vesti".
"Putin é para nós o maior e melhor líder mundial, por isso este lugar leva com orgulho seu nome", explicou ao jornal Milutin Petrusic, um dos moradores da aldeia, que tem apenas algumas dezenas de habitantes.
O nome anterior da aldeia, Adzinci, tinha origem turca e provinha de "hadji", um título que se concede aos muçulmanos que realizam o hadj, a peregrinação a Meca.
Muitos nomes e palavras na Sérvia têm origem turca, fruto da dominação otomana entre os séculos XIV e XIX.
"Não queremos nada turco aqui, mas eslavo. Putinovo soa bem e se pronuncia facilmente", acrescentou Petrusic.
O novo nome emprega o sufixo "ovo", utilizado para designar lugares e, por isso, em uma tradução literal, a aldeia se chama agora "Lugar de Putin".
Segundo Malisa Petrusic, proprietária da cafeteria local, a decisão foi tomada por todos os moradores em referendo. "Fizemos e colocamos o novo letreiro, organizamos um referendo e até o último morador votou pelo novo nome, Putinovo. Não precisamos da permissão de ninguém", destacou Petrusic.
A admiração dos moradores pelo líder russo chegou ao extremo de também rebatizar a aguardente local (a rakija) como Putinovka.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2fttCp2
0 comments:
Enviar um comentário