Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de julho de 2018

Victor Jardim, do Standard Bank: 'Só com uma cultura de empreendedorismo, poderemos ter uma ...

Foto de Fim de SemanaA primeira edição do #ideate Bootcamp, promovido pelo Standard Bank, através da sua Incubadora de Negócios, em parceria com a IdeiaLab, proporcionou, entre 19 e 21 de Julho, em Maputo, a 42 jovens aspirantes a empreendedores a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio e auscultar potenciais clientes e beneficiários, com vista ao seu aperfeiçoamento.

Durante a formação em matéria de concepção e validação de ideias de negócios, os participantes aprenderam as metodologias Lean Startup e Design Thinking, para entender os desafios da comunidade e validar os seus pressupostos; aprenderam técnicas de design e construção de um Produto Mínimo Viável (MVP) e, ainda, construção do Value Proposition Canvas e do Business Model Canvas.

No fim, os jovens fizeram um Pitch (apresentação) dos seus projectos, tendo aplicado os conhecimentos adquiridos na formação e as sugestões colhidas do público interpelado nas artérias da cidade, durante o processo de validação das ideias.

Conforme explicou o director da Banca de Particulares e de Negócios do Standard Bank, Victor Jardim, o #ideate Bootcamp foi concebido para ajudar os jovens a estruturar as suas ideias de negócio e ultrapassar as dificuldades que, porventura, possam enfrentar.

A iniciativa visa, igualmente, instigar os jovens a criar negócios que tenham impacto na comunidade, ajudando a resolver os problemas do dia-a-dia de forma simples e criativa, para além de gerar postos de trabalho para outras pessoas.

“O Standard Bank está focado no desenvolvimento do País, através do financiamento à economia e, como tal, acredita que uma das formas de alcançar este objectivo é apoiar as Pequenas e Médias Empresas, startups e empreendedores. Só com uma cultura de empreendedorismo, podemos ter uma economia forte e fazer o nosso País seguir em frente, assim como realizar o sonho de cada um dos moçambicanos”, disse Victor Jardim, referindo-se às razões que levaram o Standard Bank a conceber o #ideate Bootcamp, que acontece pela primeira vez no País.

Por seu turno, Adelina Nhanala, coordenadora do #ideate Bootcamp, fez um balanço positivo da primeira edição da iniciativa, durante a qual os participantes se inteiraram dos problemas que o público enfrenta e, a partir disso, conceberam e testaram possíveis soluções. “Foi importante para nós, porque percebemos que há jovens interessados em participar em iniciativas como esta.

Os jovens pretendem mudar o mundo e durante o #ideate Bootcamp apresentaram muitas e boas soluções, que esperamos que, daqui a algum tempo, estejam no mercado”, afirmou Adelina Nhanala.

A interacção e a oportunidade de partilhar as suas ideias foram dois aspectos realçados pelos participantes, que disseram ter adquirido conhecimentos que os vão ajudar a dar seguimento aos seus projectos.

“Há muitos jovens com ideias brilhantes em Moçambique e o que eles precisam é de uma oportunidade para as partilhar. Isso foi possível no #ideate Bootcamp, por isso saímos daqui motivados e conscientes de que não podemos ajudar a resolver os problemas das pessoas, sem antes falarmos com elas”, considerou Denilson Chárviss, um dos participantes.

Esta opinião foi partilhada por Alice Simbine, que apontou a validação das ideias, através da interacção com o público como uma das ferramentas importantes adquiridas durante a formação e que ajuda os empreendedores a melhorar os seus produtos ou serviços.

“O #ideate Bootcamp deu-me mais confiança e coragem de trabalhar em grupo. Ter interagido com o público foi o que mais me marcou. O público aponta os aspectos positivos e negativos das nossas ideias e que nós, como empreendedores, não conseguimos ver. Ou seja, nem tudo o que projectamos é o que as pessoas gostariam de adquirir”, explicou Alice Simbine.

O #ideate Bootcamp é um programa de imersão empresarial do Standard Bank que estimula o empreendedorismo e desenvolvimento de ideias inovadoras para a resolução de desafios, projectado para mostrar aos jovens como conceber e desenvolver uma ideia, elevando-os aos níveis de implementação e crescimento.

Importa salientar que a Incubadora de Negócios do Standard Bank foi concebida para fomentar o empreendedorismo e fortalecer todo o ecossistema empresarial, através da promoção da inovação e conteúdo local. Por sua vez, a Ideialab, parceira da Incubadora nesta iniciativa, é uma empresa de consultoria e treinamento que oferece recursos para o desenvolvimento e gestão de negócios de forma sustentável.?



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2LwvcGM

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário