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terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Exortação do DG do INSS: 'Devemos ser unidos, firmes e alinhados na gestão do INSS'

O director geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Alfredo Mauaie, reafirmou a necessidade dos gestores estarem cada vez mais unidos, firmes e alinhados em relação à execução dos instrumentos e planos de gestão, com vista ao reforço do desiderato da instituição, de melhor servir ao utentes do Sistema de Segurança Social.

Alfredo Mauaie fez este pronunciamento na segunda-feira, 3 de Dezembro, na cidade da Beira, província de Sofala, na abertura da reunião de harmonização de procedimentos de gestão do INSS, um evento que juntou directores de Serviços, chefes de Departamento Central e Delegados Provinciais do INSS.

O director geral enalteceu os esforços significativos que têm sido feitos no quadro da aproximação e melhoria da prestação de serviços aos utentes do Sistema, tendo destacado a simplificação de procedimentos no âmbito do processo de modernização e informatização.

A título de exemplo, apontou a plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício), através da qual o beneficiário pode aceder, com um simples celular, a qualquer hora e lugar, à sua informação contributiva e a prova anual de vida dos pensionistas que, pela primeira vez, passou a ser feita de forma biométrica, o que permite maior celeridade e segurança ao processo.

Desde a sua introdução, em Maio de 2017, a plataforma M-Contribuição já teve mais de 800 mil visualizações, sendo que mais de 67 mil beneficiários cadastraram-se ao sistema e controlam a sua situação contributiva sem intervenção do INSS.

Apontou ainda a introdução da certidão de quitação automatizada, em que o empresário emite o documento no conforto do seu gabinete desde que não tenha qualquer dívida para com o Sistema de Segurança Social, permitindo-lhe, desde modo, participar, em tempo oportuno, em concursos públicos abertos pelo Estado.

Desde o seu lançamento, em Julho do corrente ano, até ao presente momento, a plataforma já teve mais de 24 mil acessos, tendo sido geradas, com sucesso, mais de 13 mil certidões de quitação.

Dos mais de 10.000 casos recusados devido as dívidas, mais de 3 mil já regularizaram a sua situação, o que resultou na cobrança de mais de 62 milhões de meticais, permitindo, deste modo, a salvaguarda do direito às prestações para perto de 35 mil beneficiários.

Salientou ainda que o SISSMO-Pagamento tem permitido que os subsídios e pensões sejam determinados de forma automatizada, o que contribui para a redução significativa do tempo de espera e de processamento, para além de eliminar ou minimizar eventuais erros de cálculo ou tentativas de viciação de dados e fraudes.

No quadro das acções visando a melhoria contínua da prestação de serviços, afirmou que o INSS está a implementar várias acções de impacto para os utentes do Sistema de Segurança Social, incluindo na componente comunicacional.

“É desta forma que contamos com uma Estratégia de Comunicação e Imagem (2018-2022), um instrumento orientador que pretende reforçar a nossa capacidade de comunicação e melhoria da nossa imagem, com vista a assegurar-se o cumprimento da missão e o alcance da visão da instituição”, fez notar.

A implementação da Estratégia de Comunicação e Imagem, segundo destacou, exige o comprometimento de todos os funcionários do INSS, a vários níveis, pelo que os mesmos são chamados a participarem activamente e a contribuírem para o alcance da prestação de serviços de excelência aos utentes do Sistema de Segurança Social.

Alfredo Mauaie saudou a direcção máxima do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social e o Conselho de Administração do INSS pelo engajamento e orientações estratégicas que têm vindo a tomar e a transmitir para a melhoria do processo de gestão do INSS, com vista a robustecer o Sistema de Segurança Social e a aumentar a credibilidade da instituição.

O encontro da Beira discutiu, dentre vários temas, o funcionamento do SISSMO e os seus desafios, a reestruturação do Departamento Provincial de Seguro Social face ao processo de informatização e gestão de Recursos Humanos.



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