Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de junho de 2012

VOA News: Notícias: Governos dão mais atenção ao petróleo que as pessoas - diz comissária da União Africana

VOA News: Notícias
Notícias Voz da América
Governos dão mais atenção ao petróleo que as pessoas - diz comissária da União Africana
Jun 7th 2012, 19:30

 

Conferência em Abuja sobre o petróleo e a pobreza

A Comissária para os Direitos Humanos e Povos da União Africana acusou hoje os governos do Golfo da Guiné de darem mais importância a riqueza petrolífera que a vida das populações.

Catherine Dupe Atoki falava hoje durante a abertura de uma conferência em Abuja, na Nigéria, sobre a riqueza petrolífera e a pobreza nos países da sub-região.

A Comissária africana disse que para todos os governos da região do Golfo da Guiné, as riquezas são mais importantes que a vida humana. A pobreza, a má governação, a degradação do meio ambiente, a delapidação dos recursos, a guerra e a corrupção generalizada são segundo Catherine, os grandes obstáculos para a transparência e gestão responsável dos recursos petrolíferos e  contribuem para a violação dos direitos humanos e a não redistribuição da riqueza as populações. Angola, Nigéria, Congo e Guiné equatorial segundo aquela responsável são os que apresentam um quadro mais endémico de ponto de vista do desenvolvimento social, político e económico. Nesses países existe um paradoxo entre a enorme riqueza petrolífera que possuem e a miséria generalizada da população. Para garantirem o controlo do poder os governos desses Estados segundo Catherine adoptaram o imperialismo e o militarismo. Violam constantemente os direitos humanos e restringem as liberdades dos cidadãos, afirmou. A intervenção da sociedade civil é um instrumento que pode contribuir para mudança do quadro. O director da fundação Open Society em Angola, Elias Isack criticou o ocidente por deturpar a realidade política, social e económica da região. A imagem que é difundida pela imprensa internacional não reflecte a realidade social em quase todos os países do Golfo da Guiné. Em relação a Angola, o director da fundação Open Society , Elias Isac,  as riquezas petrolíferas estão longe de beneficiarem os cidadão e apelou para um papel interventivo da sociedade civil na defesa dos interesses da população. A reunião aberta hoje em Abuja vai igualmente examinar os padrões de exploração dos recursos energéticos face ao acesso limitado a nível nacional nos países africanos. As disputas fronteiriças com a presença de recursos petrolíferos também merecerão reflexão dos peritos presentes no encontro. A conferência é uma iniciativa da Fundação Open Society que reuniu peritos para analisar o problema de transparência dos fundos petrolíferos  e a redistribuição da riqueza nos países membros do Golfo da Guiné.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário