Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Milhares de congoleses buscam refúgio de conflito em vilas de Angola

Milhares de pessoas fugiram dos combates na República Democrática do Congo durante o último mês e buscaram refúgio na vizinha Angola, consumindo os recursos dos vilarejos ao longo da fronteira, disse um governador provincial.

O governador Ernesto Muangala disse que as autoridades contaram mais de 20 mil refugiados em sua província, Lunda Norte - quase o dobro do número registado um mês atrás.

Todas fugiam do conflito entre o governo congolês e milícias surgidas na província de Kasai Central, em Julho, que depois se espalhou por mais quatro províncias. Os confrontos representam a ameaça mais séria já vista ao governo do presidente Joseph Kabila, cuja recusa em deixar o cargo ao final de seu mandato constitucional em Dezembro foi acompanhada por uma onda de assassinatos e desordem em toda a nação do centro da África.

Muangala disse que os refugiados serão levados das vilas superlotados a um campo de refugiados em Lovua, cerca de mil quilómetros ao leste da capital Luanda.

"Angola está apoiando os refugiados para garantir a segurança até a situação estar normal e (estes poderem) voltar às suas famílias no país", disse ele à estação de rádio nacional RNA.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2qrlNWY

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário