terça-feira, 8 de agosto de 2017

Tufão Noru deixa pelo menos dois mortos na sua passagem pelo Japão

O tufão Noru causou hoje chuvas torrenciais e fortes ventos na sua passagem pelo sul e o oeste do arquipélago japonês, o que causou pelo menos dois mortos, duas dezenas de feridos e milhares de evacuados, para além de graves interrupções no transporte.

Grande parte do oeste e do centro do arquipélago nipónico encontram-se hoje em alerta devido a este fenómeno meteorológico e à possibilidade de que provoque inundações, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.

Às 18.00 hora local (9.00 GMT), o Noru, o quinto tufão da temporada no pacífico, encontrava-se na província de Wakayama (oeste) e avançava a 20 quilómetros rumo ao nordeste, segundo a Agência Meteorológica japonesa (JMA).

Por enquanto foram registados dois mortos e duas dezenas de feridos em diversos acidentes relacionados com o temporal, a maioria deles nas províncias de Kagoshima e Miyazaki, ao sudoeste do Japão.

Perto de 500 voos domésticos foram cancelados durante o dia nos aeroportos de Kansai (província de Osaka) e Haneda (Tóquio), entre outros que ligam o sul com o oeste e o centro do país, bem como cerca de 70 serviços ferroviários nas mesmas zonas, onde também se encontram cortadas numerosas estradas.

O tufão deixou chuvas acumuladas de mais de 300 milímetros nas províncias de Kochi e Tokushima, na ilha de Shikoku, enquanto que em Osaka se registaram precipitações de 100 milímetros por hora.

As autoridades recomendaram a evacuação de mais de 100.000 pessoas no oeste do arquipélago, enquanto que cerca de 10.000 lares ficaram sem fornecimento elétrico.

A JMA prevê que o tufão se desloque pelo centro de Japão nos próximos dias e se aproxime da Área Metropolitana de Tóquio.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2vJw8zy

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário