Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de julho de 2018

Gapi e AIESEC empenhados em promover mais jovens empreendedores

A Gapi e a Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC) renovaram o seu Memorando de Cooperação (MdE), cujo objectivo visa reforçar e promover os princípios éticos e profissionais entre a nova classe empresarial que está a ser formada através do contributo do programa Agro-Jovem. A assinatura deste documento decorreu, recentemente, na sede da Gapi, na cidade de Maputo.

A parceria entre estas duas instituições iniciou em Março de 2017 e pretende assegurar uma melhor expansão dos programas ligados à promoção da juventude inovadora, com particular destaque ao Agro-Jovem. A nova coordenadora deste programa, Edwina Ferro, revelou que a Gapi está empenhada em prolongar os laços que mantém com a AIESEC, pois são “um parceiro fundamental para o sucesso do programa Agro-Jovem, uma vez, que é uma organização jovem centrada na promoção da liderança ética e responsável”.

Edwina Ferro destacou que um dos marcos mais assinaláveis desta parceira foi o roadshow nacional, constituído por uma série de eventos de promoção do empreendedorismo juvenil, no qual participaram mais de 1000 jovens provenientes de 15 instituições parceiras de implementação de todo o País: “O roadshow conferiu habilidades e competências diferenciais aos nossos beneficiários. Para este ano, o desafio é, através desta colaboração, tornar estas oportunidades ainda mais abrangentes, de maneira a potencializar o desenvolvimento dos jovens de forma integrada.”

Por sua vez, Daisy Helena, presidente da AIESEC em Moçambique, mostrou-se satisfeita em continuar a trabalhar com a Gapi na implementação do Agro-Jovem, pois “é um programa que visa dar as ferramentas necessárias para que a juventude moçambicana se torne mais empreendedora, especialmente na área do agro-negócio”.

Daisy Helena afirmou ainda que esta parceria tem feito com que o nome da AIESEC seja promovido em Moçambique: “Durante o roadshow, muitos jovens, de todo o País, quiseram fazer parte desta organização. Por isso estamos em fase de expansão e já começamos com a criação de um escritório em Tete”.

A AIESEC Moçambique é uma plataforma internacional de estudantes que está presente em mais de 120 países e em Moçambique foi fundada em 2009. Tem realizado actividades, como estágios profissionais internacionais (até o momento foram 493 jovens contemplados pela experiência), conferências nacionais, conferências internacionais, workshops, etc.

Esta plataforma visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, expondo-os a uma série de experiências e cultivando a diversidade cultural por forma a despertar a sua liderança juvenil.

O Agro-Jovem é uma iniciativa da Gapi com vista a apoiar as instituições de ensino técnico-profissional a estimularem o surgimento de uma geração de jovens empresários nas cadeias de valor do agro-negócio.

Este programa está dotado de um fundo de assistência técnica e de crédito a iniciativas de negócio de jovens moçambicanos que sejam promovidos pelas instituições de ensino identificadas pela Gapi-SI como “parceiros de implementação”. Neste momento 20 instituições de ensino superior e/ou técnico-profissional fazem parte deste programa.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2MFJbXR

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário