Pesquisar neste blogue

terça-feira, 17 de julho de 2018

SELO - Serviço De Transporte: Um Problema Não Só Urbano Em Moçambique ?

Através deste Destaque Rural pretende-se demonstrar que os problemas de transporte em Moçambique extravasam as grandes cidades, afectando profundamente as populações, os serviços e o tecido produtivo no meio rural.

O mau estado das estradas secundárias e terciárias, a ausência de operadores de transporte e os respectivos custos de manutenção, concorrem para o aumento dos custos de deslocação no meio rural (onde reside a maioria da população moçambicana e onde mais se concentra a pobreza), retirando aos produtores capacidade de negociação de preços ou de escoamento dos produtos nos mercados. Contrariamente aos centros urbanos, onde se assiste a uma intervenção do Estado neste sector (por via de empresas públicas de transporte, de regulamentação de tarifas ou de subsídios aos operadores), nas zonas rurais o Estado delega a responsabilidade de transporte nos operadores privados.

O mau sistema de transportes nas zonas rurais afecta outros serviços, como o acesso à educação e à saúde. Esta situação contribui para o isolamento das populações, já de si agravado pela dificuldade de acesso a energia ou a rede de telecomunicações, comprometendo a integração socio-económica do território.

Poderá, baixar este documento na página web do Observatório do Meio Rural pelo link: http://omrmz.org/omrweb/publicacoes/dr-37-servico-de-transporte-um-problema-nao-so-urbano-em-mocambique/



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2Lk6ARD

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário