Entretanto, as vagas para as Olimpíadas de Turquia, em Setembro, já mexem com os xadrezistas nacionais, com destaque para o escalão feminino, tendo em conta que em masculinos já foram apuradas quatro, no último Campeonato Nacional, que terminou no dia 1 de Maio, sobrando apenas uma.
Portanto, a selecção feminina para as Olimpíadas será encontrada de 21 a 27 de Maio corrente, com a disputa do Campeonato Nacional. Neste período, será igualmente apurada a última vaga masculina, paralelamente à disputa do desempate para o apuramento do campeão nacional, em virtude do empate registado entre o trio composto por Miguel Maconi, Mateus Viageiro e Wilton Calicoca na classificação final da prova. Os três xadrezistas somaram cada 6,5 pontos.
Entretanto, o apuramento provincial para os campeonatos regionais, que servirão de acesso ao "Nacional" feminino, está na sua última fase. Algumas províncias já entregaram à Federação Moçambicana de Xadrez (FMX) a lista dos seus representantes na prova.
Porém, Pedro Chambule, presidente da FMX, disse que os campeonatos regionais, que são disputados normalmente em Maputo (sul), Beira (centro) e Nampula (norte), poderão falhar, porque ainda não receberam os fundos do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) para a cobertura das provas de carácter nacional. Esta é a razão pela qual os mais destacados do recém-findo "Nacional" masculino ainda não receberam os respectivos prémios, nomeadamente troféus e valores monetários.
Os "regionais" devem realizar-se até 20 do mês em curso. Sem os "regionais", a participação no "Nacional" de femininos será condicionada aos campeões provinciais, que se juntarão na cidade de Maputo, facto que, segundo Chambule, tornará a prova mais dispendiosa.
Fonte:Jornal Noticias
0 comments:
Enviar um comentário