Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de junho de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: Costa do Marfim: promotor do TPI acusa Gbagbo de 'piores crimes'

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
Costa do Marfim: promotor do TPI acusa Gbagbo de 'piores crimes'
Jun 3rd 2012, 11:58

O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, disse neste sábado, numa entrevista em Abidjan, que os crimes mais graves ocorridos durante a crise pós-eleitoral na Costa do Marfim, entre 2010 e 2011, foram cometidos pelas "forças" do ex-presidente Laurent Gbagbo.

"Acho muito importante que as pessoas acompanhem as discussões do Tribunal, para que entendam com detalhes o que aconteceu na Costa do Marfim", disse o promotor.
Luis Moreno-Ocampo chegou ontem a Abidjan, onde se encontrou com o líder actual, Alassane Ouattara. Reuniu-se já com representantes do partido de Laurent Gbagbo, a Frente Popular Marfinense.
Gbagbo está preso desde novembro de 2011, em Haia, pelo TPI, acusado de "co-autoria indirecta" de crimes contra a Humanidade e de guerra cometidos pelas suas forças durante a crise.
O ex-presidente gerou uma crise ao não reconhecer a sua derrota nas eleições presidenciais de novembro de 2010, que terminou em 11 de abril de 2011, após duas semanas de guerra. Três mil pessoas morreram.
A audiência de confirmação de acusações, que deve permitir aos juízes determinar se as provas reunidas pela acusação contra o ex-presidente são suficientemente sólidas para a realização de um julgamento, deve começar no próximo dia 18.

Fonte: Rádio Moçambique – 03.05.2012

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário