O currículo do ensino primário vigente em Moçambique, desde 2004, está a ser revisto de modo a colmatar lacunas identificadas ao longo da sua implementação e conferir maior qualidade à educação.
Esta revisão pontual está direccionada ao primeiro ciclo (da 1a a 5a classes) e deverá culminar com um novo currículo, a entrar em vigor a partir de 2014, segundo revelou a directora do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), Albertina Moreno.
De acordo com a interlocutora, citada pela "AIM", o objectivo desta revisão iniciada este ano é tornar o currículo do ensino primário básico mais integrado e focalizado no desenvolvimento das competências de leitura e escrita iniciais.
Por outro lado, pretende-se que durante o primeiro ciclo o professor tenha mais tempo para trabalhar no desenvolvimento de competências da oralidade/leitura e da escrita iniciais dos alunos.
"Ao longo do tempo em que dura a implementação deste currículo, fomos fazendo o seu acompanhamento e avaliação das competências que era suposto os alunos adquirirem. Tendo-se notado aspectos que necessitam ser melhorados, decidiu-se fazer a revisão pontual deste currículo na componente programas de ensino", explicou.
Ao mesmo tempo que entrar em vigor o novo currículo, serão introduzidos novos materiais e instrumentos de monitoria do progresso dos alunos, através de testes de leitura.
O ministro da Educação, Zeferino Martins, disse, no decurso do Conselho Coordenador do seu ministério que terminou esta sexta-feira em Chidenguele, província meridional de Gaza, que a introdução destes instrumentos de avaliação formativa e sumativa vai permitir a elaboração de planos de recuperação e reorientação do trabalho docente-educativo, da supervisão e apoio pedagógico.
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