Esta preocupação foi manifestada pelo Ministro da Educação, Zeferino Martins, no decurso do Conselho Coordenador havido semana finda em Gaza, tendo afirmado, porém, que a situação está a ser devidamente gerida pelo sector. Recorde-se que em tempos não muito recuados chegou a registar-se um desperdício na ordem dos 50 por cento, o que era um autêntico desastre para a economia da Educação.
Esta percentagem, conforme explicou, só foi possível baixá-la com a introdução de reformas ligadas à área curricular, aliada à implementação do modelo de passagem por ciclos de aprendizagem e outros incentivos que permitiram reduzir consideravelmente o número de alunos que desistiam de estudar.
"Com alguma preocupação, estamos a ter de volta o fenómeno das desistências. Para além de estar associado com o factor distância entre os locais de residências do alunos e a escola, o fenómeno está ligado aos processos de matrículas que acontecem no período em que as famílias têm que se movimentar das zonas de residência para as produtivas e os filhos têm que as acompanhar. As desistências são um factor que já não depende somente da Educação, mas também de outros intervenientes, como a Agricultura, das próprias famílias e da nossa economia, que esperamos que melhore para que elas possam se concentrar, efectivamente, na educação" - disse o ministro.
Entretanto, com vista a melhorar a componente de leccionação e, consequentemente, a qualidade de ensino, o MINED está a formar professores num modelo experimental em Cabo Delgado, Zambézia e Maputo-província. O curso é de três anos e com um de estágio prático, contrariamente ao modelo anterior, que era de um ano apenas de formação.
Paralelamente, está em curso o processo de revisão de todo currículo do Ensino Primário e que em princípio deverá começar a vigorar em 2014. Este novo currículo vai substituir o actual, introduzido em 2004 e que visava tomar o ensino mais relevante.
Contudo, a decisão de revisão do currículo do Ensino Primário surgiu depois de um estudo ter constatado haver um fraco desempenho dos alunos em literacia e numeracia face às metas previstas. Igualmente, foram constatadas dificuldades na adaptação dos programas às necessidades dos alunos por parte dos professores, bem como a exigência da sociedade para a sua mudança face aos resultados negativos.
Como sugestões para o novo currículo e tendente à melhoria do ensino, destaque vai para o aumento do período de oralidade inicial como pré-requisito e fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita, redução das disciplinas capacitando tempo para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, assegurando o desenvolvimento integral da crianças.
O Conselho Coordenador do MINED teve lugar semana passada em Chidenguele, província de Gaza, no qual mais de 200 participantes discutiram vários assuntos, com realce para o aumento do acesso à educação básica, melhoria da qualidade de ensino, desenvolvimento da capacidade institucional, preparação do ano lectivo 2013 e dos Jogos Escolares a terem lugar em Tete.
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