Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de agosto de 2012

@Verdade online: Governo procura novos investidores para Mabor

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Governo procura novos investidores para Mabor
Aug 28th 2012, 13:13

O Governo moçambicano está a procura de novos investidores para reactivar a empresa "Manufactura de Borracha SARL" (Mabor de Moçambique), encerrada há mais de 10 anos.

Paralelamente, decorre a conclusão do processo de venda da Riopele. As últimas informações indicavam que o Instituto de Gestão de Participações do Estado (IGEPE) estava a negociar a alienação da Mabor à empresa portuguesa CNB/Camac – Companhia Nacional de Borrachas.

Contudo, segundo o Presidente do IGEPE, Apolinário Panguene, a empresa acabou por desistir do processo, por razões que não explicou.

"A entidade com a qual estávamos em negociação para a venda da Mabor desistiu do processo e agora estamos a procura de novo financiador", disse Panguene, a jornalistas à margem do XVI Conselho Consultivo do IGEPE que decorre desde Segunda-feira (27), em Maputo.

A Mabor foi a única fábrica nacional de pneus que antes da independência do país exportava a sua produção para Europa e África, Sobre a Riopele, Panguene frisou que o processo não está concluído, havendo acordo de intensões com uma empresa portuguesa que pretende dar continuidade à actividade têxtil.

"O processo da venda da Riopele ainda não foi concluído por razões burocráticas, tais como saneamento financeiro, que é uma das condições para assinarmos um contrato definitivo. A Riopele é uma empresa paralisada há muito tempo, ela tem muitas dívidas. Neste momento estamos a fazer a listagem para resolver as dívidas todas", frisou.

O IGEPE está igualmente a concluir o processo da venda das participações do Estado em seis empresas, nomeadamente: Graphic, Cegraf, Pintex Maputo, Fábrica de Tintas da Beira, Tipografia Clássica Comercial da Beira e Lusalite.

Existe ainda um grupo de três empresas que está para sair da carteira do IGEPE para os gestores, técnicos e trabalhadores (GTT's).

Trata-se das empresas Diário de Moçambique, Fasorel e Agro-alfa fundição. Por outro lado, o IGEPE concluiu o processo de venda das participações reservadas aos GTT's nas empresas Encatex, Empresa Comercial e Afrisal do Mar.

A carteira de participações do Estado, até 30 de Junho, era constituída por 126 sociedades contra 131 em igual período do ano passado.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário