Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

@Verdade online: Parlamento aprova Orçamento do Estado e Plano Económico e Social para 2013

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Parlamento aprova Orçamento do Estado e Plano Económico e Social para 2013
Dec 14th 2012, 16:57

A Assembleia da República aprovou hoje a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado e o Plano Económico e Social para o ano 2013. A bancada parlamentar da foi a única que votou a favor dos dois instrumentos, com 172 votos, contra os 50 das bancadas da Renamo e do MDM.

Como justificação, a Renamo considera que o Orçamento Geral do Estado e o Plano Económico e Social, para além de serem despesistas, não estão em consonância com os objectivos traçados pelo Estado moçambicano definidos na Constituição da República. Para aquela bancada, o Governo tem de definir, com clareza, as suas prioridades.

"Consultados os documentos apresentados pelo Governo, constatámos que há incoerências. Por exemplo, o PES prevê o aumento da produção e da produtividade nas actividades agrária e pesqueira, mas esse objectivo não será alcançado dada a marginalização desses sectores pelo Orçamento do Estado,a favor de áreas de repressão e segurança. O Governo, ao atribuir mais dinheiro a áreas improdutivas, está a mostrar que não pretende melhorar a qualidade de vida dos moçambicanos, muito menos dos serviços públicos".

Por seu turno, o MDM diz que votou contra a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado e o Plano Económico e Social porque os mesmos marginalizam os sectores de produção tais como a agricultura, definida como base de desenvolvimento do país. "Entendemos que a agricultura, por exemplo, devia receber mais fundos para deixar de ser de subsistência e passar a ser mecanizada. Mais ainda, O OGE e o PES não resolvem os principais problemas do povo moçambicano, tais como a falta de emprego, de transporte, ...".

De referir que o Orçamento do Estado para o próximo ano é de 186.396,9 milhões de meticais, dos quais 98.625,5 milhões para despesas de funcionamento e 78.075,5 milhões para despesas de investimento.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário