Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

@Verdade online: População moçambicana crescerá em 666 mil pessoas em 2013

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
População moçambicana crescerá em 666 mil pessoas em 2013
Dec 11th 2012, 12:24

A população moçambicana deverá crescer em cerca de 666 mil pessoas, em 2013, para 24.366 mil habitantes, contra 23.700 mil pessoas, em 2012, segundo projecções do Instituto Nacional de Estatítica (INE).

O crescimento natural da população moçambicana é estimado, em média geral, em cerca de 2,7%, segundo o último censo populacional do INE, instituição estatal que estima que 75,2% da mesma população está ligada à actividade agrícola, pecuária, caça, pesca e silvicultura.

Nestas actividades, as mulheres são a maioria, representando cerca de 86.7%, contra 63.4% dos homens, segundo Laura Duarte, do INE, realçando que, no geral, existem mais homens do que mulheres funcionários e agentes do Estado e que a função de chefi a também é elevada para os homens, no mesmo sector.

Duarte estima ainda que a prevalência do HIV/SIDA é de 15.9% para as mulheres e 9% para os homens e que em todas as provincias, as mulheres apresentam altas taxas de prevalênncia com destaque para Gaza com cerca de 30%. Esta província e a vizinha Inhambane têm, por outro lado, mais agregados familiares chefiados por mulheres devido a mortes em números maiores de homens vítimas do HIV/SIDA, particularmente os que trabalham nas minas e farmas da África do Sul.

Neste presente ano, prestes a terminar, 68,8% da população moçambicana tem por área de residência a zona rural, contra 31,2% que vive na zona urbana. A província meridional de Inhambane é a região do país com maior taxa bruta de natalidade de 86,9%, seguida por Niassa com 48,1%, fi cando em último lugar a cidade de Maputo com 24% de taxa bruta de natalidade.

Por seu turno, a taxa bruta de mortalidade é dominada pela província de Manica, com 16,7%, seguida pela província de Cabo Delgado com16%, fi cando na cauda a província de Maputo com 9,5%.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário