Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Querelas continuam a dividir natação

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Querelas continuam a dividir natação
Feb 14th 2013, 08:37

OS conflitos de interesse continuam a dividir a natação devido ao espírito clubista que reina nalgumas pessoas envolvidas na modalidade, com destaque para a cidade de Maputo, onde estão sedeados maior parte de colectividades que movimentam esta disciplina desportiva. São indivíduos parte dos quais ocupam cargos directivos nos clubes, na Federação Moçambicana de Natação (FMN) e técnicos.

 

Há vozes que dão conta de que alguns membros federativos defendem interesses de clubes aos quais estão ligados e onde inclusive os seus filhos encontram-se filiados.

 

 

A comissão técnica da (FMN) é maior alvo de críticas, muito particularmente no que respeita aos critérios que ditam a indicação para cargos de comando e coordenação dos trabalhos das selecções nacionais.

 

 

O conflito de interesses está a gerar grupinhos que se digladiam e trocam acusações. Actualmente fala-se de uma FMN e respectiva comissão técnica reduzidas a algumas pessoas e o facto de os serviços administrativos funcionarem de forma irregular, facto que dificulta a tramitação dos expedientes, o que tem gerado problemas de comunicação entre os fazedores da modalidade. 

 

 

O presidente da Federação Moçambicana de Natação (FMN), Gilberto Mendes, reconheceu a existência de conflitos na natação. Recordou que quando entrou na natação não havia direcção por causa de querelas.

 

 

"A natação moçambicana é propensa a conflitos. Tenho procurado a união e evitar querelas para o bem da modalidade. Penso que pelas cores diferentes haja rivalidade entre clubes, mas isso deve contribuir para o bem da modalidade. Temos que acreditar que não temos mesmas opiniões e é necessário haver convergência de opiniões. A humildade e paciência podem evitar isso e não a imposição de opiniões em detrimento de outras", comentou.

 

 

ESTOU ABERTO A DIÁLOGO


O nosso entrevistado tranquilizou aos comprometidos com a causa da natação que estava aberto para o diálogo."Devo confessar que nós da natação somos muito sensíveis. Os nervos estão muito à flor da pele e cada um puxa a brasa à sua sardinha na convicção de que está correcto. O diálogo será a solução disso. Este ano haverá um grande encontro com técnicos para se discutir a modalidade", prometeu.

 

 

PRESENTE À MEDIDA DAS NECESSIDADES



Um dos antigos problemas da natação é de ter tido durante muito tempo direcções federativas instáveis e pouco activas. Vários elencos federativos não perduraram por falta de organização, que tem precipitado o seu desmembramento e consequente criação de comissões administrativas para a gestão provisória. A actual direcção resulta dos esforços para impor uma nova ordem no funcionamento da FMN depois de uma comissão administrativa ter gerido a modalidade. A actual direcção tem o privilégio de ser a primeira à frente de uma federação que funciona com base do novo Regulamento da Lei do Desporto, com a aprovação do respectivo estatuto há sensivelmente dois anos.

 

 

O actual elenco está igualmente reduzido a alguns membros. Aliado a isto, questiona-se a falta de encontros para a discussão dos problemas que preocupam a modalidade e dum presidente presente. Gilberto Mendes confirmou a desistência de alguns membros de direcção devido a compromissos profissionais. Este é o motivo que leva a actual direcção a projectar para este trimestre a realização da assembleia-geral ordinária para discutir a vida da modalidade, com destaque para a reestruturação dos órgãos sociais. Outros pontos importantes da reunião magna são o balanço de actividades e de contas do segundo ano do primeiro mandato de direcção.

 

 

"A tarefa de um presidente é de gerir os recursos humanos de que dispõe. Ele não deve substituir a todos. Deve-lhes dar o tempo de agirem. Eu estou presente na medida das necessidades da natação. Não me verão a dar treinos, mas faço a ponte necessária para aglutinar as pessoas envolvidas na modalidade. Tenho conversado com dirigentes de clubes, nadadores e técnicos. É por isso que hoje o desentendimento não é olhado como nosso foco, mas como facto marginal. Tudo se resolve com diálogo e cabe aos que não estão satisfeitos aproximar-se e apresentar as suas aflições ou preocupações. Eu tenho funcionado como apaziguador de mágoas",.

 

 

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário