Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diário de um sociólogo: Poder de persuasão dos SMS (5)

Diário de um sociólogo
thumbnail Poder de persuasão dos SMS (5)
Jun 8th 2012, 22:55

Quinto número da série, baseada neste tema aqui. Mantenho-me no segundo ponto do sumário proposto aqui:
1. Análise de conteúdo: pedi no número anterior que reparassem no facto de os destinatários do sms seram considerados mero receptáculo da mensagem, objecto passivo cuja função era unicamente a de registar e proceder conforme, em consonância com um suposto e implícito núcleo primordial de grevistas digamos que por geração espontânea (tom profético, inexorável: "vai haver grande greve..."). Em segundo lugar, tenha-se em conta a enumeração caótica dos supostos males sociais, tendo à cabeça as barracas removidas (talvez aqui resida a chave da mensagem). No primeiro caso ordena-se, no segundo impõem-se as razões da greve. Mas não só. Não há um público alvo, específico, não há profissões, classes de trabalhadores: nada disso é considerado necessário. Não se convoca uma greve, impõe-se algo exterior e atemorizador a um social vazio de social, como se se impusesse a greve à greve, como se, enfim, estivessemos confrontados com um misterioso putsch. A produção prescritiva e desregradora teve o fecho da abóbada com a produção apelativa do caos, como mostrarei no próximo número. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário