É mesmo dramática a situação da falta de água que se vive na localidade de Sanó, posto administrativo de Mugeba, distrito de Mocuba, Zambézia.
Neste momento, pelo menos 2 866 pessoas estão a consumir água proveniente de um pequeno charco, contra todos os perigos, tendo em conta que a mesma (água) apresenta um elevado teor de turvação.
A reportagem do nosso jornal visitou o povoado de Sanó e constatou um total abandono das autoridades no que tange à abertura de furos com vista a aliviar o sofrimento daquelas populações. Aliás, segundo contaram, o seu grito de socorro tem estado a ser, constantemente, feito ao governo da província, mas são poucos os esforços feitos com vista à solução do problema.
Por outro lado, consta-nos que o referido charco é periódico, ou seja, entre Agosto e Setembro seca, piorando cada vez mais o sofrimento dos habitantes daquele posto administrativo.
Nesse período, para poder obter água, as populações devem percorrer mais de 10 quilómetros até ao rio Licungo que, igualmente, socorre a população da cidade de Mocuba. O mais triste neste período é o facto das crianças terem também que percorrer 10 quilómetros para a busca da água.
0 comments:
Enviar um comentário