Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de junho de 2012

VOA News: Notícias: Nzita Tiago contesta sociedade civil e ataca Massanga

VOA News: Notícias
Notícias Voz da América
Nzita Tiago contesta sociedade civil e ataca Massanga
Jun 4th 2012, 16:36

Nzita Tiago em debate com Raul Tati

O líder histórico da FLEC, Nzita Henriques Tiago, e o Padre Raúl Tati, a mais destacada figura da sociedade civil cabindesa, debateram-se num frente-a-frente informal, durante o programa Angola Fala Só, da Voz da América.

Nzita Tiago também atacou o líder de uma facção dissidente, Afonso Massanga, como um dos que "andam por ali a se aproveitar do suor dos outros" e de quem disse que "deram-te o diploma da 4ª classe e vai dizer 'sou líder político'".

Tiago era o convidado especial do programa Fala Só, mas aproveitando uma passagem por Washington de Tati e outros cabindeses - que vieram participar numa reunião da Chevron -  a Voz da América convidou-o a estar no estúdio.

<!--IMAGE-LEFT-->

Raul Tati interpelou Nzita Tiago sobre as razões porque nomeou uma embaixadora de bons ofícios como intermediária com o regime Angola, Khendrah Silveribridge. Perguntou se confiava nela e porque escolheu uma pessoa cujas declarações sobre Cabinda foi obrigado a desmentir.

Tati notou a contradição entre as declarações de Silverdbridge à revista Jeune Afrique, segundo as quais Nzita já "não quer independência, nem autonomia, nem petróleo", e a reafirmação, que o líder da FLEC fez no programa, de que pretende a independência.

Nzita Tiago, disse ter telefonado à revista francesa a corrigir as declarações de Silverbridge e afirmou que "não fez qualquer comunicado a dizer que não quer a independência". Adiantou que ainda não conseguira falar com ela para esclarecer as polémicas declarações.

O líder histórico da FLEC contestou, ainda, o papel e Tati e restante sociedade civil - que descreveu, jocosamente, como "seminaristas, intelectuais e universitários" - na organização de um encontro inter-cabindês para acerto de uma posição comum no diálogo com o governo de Angola.

Tiago acusa Tati de ter estado em Paris, com Agostinho Chicaia, Belchor Lanzi e um pastor angolano, para preparar esse encontro, mas de nunca o ter realizado apesar de um pastor angolano se ter predisposto a financiá-lo.

Exigiu, ainda, ser tratado como líder agregador dos cabindas contestando a sociedade civil cabindesa por esta pretender tomar posições independentes da FLEC.

Raul Tati lembrou que foi preso, julgado e condenado em 2010 por causa da reunião de Paris, para preparar o diálogo inter-cabindês, processo que, disse, foi paralisado devido a vários problemas. Acrescentou que a sociedade civil tem o direito a iniciativas diferentes da FLEC, o que levou Tiago a contestá-lo, rindo em altas gargalhadas.

"Você diz que cada um tem o seu programa... Qual é o vosso programa?", perguntou Nzita.

"As minhas posições são públicas e claras e estive na cadeia a pagar por isso", respondeu Tati afirmando: "Sempre defendi a independência".

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário