Washington e Hanói reforçam laços militares
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, e o ministro da Defesa do Vietname, reuniram-se segunda-feira em Hanói para aumentarem os laços militares entre os dois países numa altura em que crescem as tensões no Mar do Sul da China.
Os responsáveis pela Defesa dos dois países que estiveram em guerra, trocaram recordações da guerra, o diário de um soldado vietnamita morto em combate e cartas escritas por um oficial americano servindo no Vietname.
O gesto simbólico foi parte da visita do secretário Panetta ao Vietname após o diálogo anual de defesa Sangri-La em Singapura.
A visita de Panetta ao Vietname marcou um aprofundamento simbólico dos laços entre os dois países quando se tornou no mais destacado funcionário americano a visitar depois da guerra o porto comercial vietnamita de águas profundas de Cam Ranh Bay.
Panetta visitou o navio de carga da marinha americana "USNS Richard E, Byrd" actualmente a efectuar trabalhos de manutenção no porto:
"O facto de este navio estar em Cam Ranh Bay em trabalhos de reparação estar a ser efectuados pelos nossos amigos vietnamitas é uma tremenda indicação de quanto longe já fomos."
O "Richard E. Byrd" é o quinto navio americano a sofrer reparações no Vietname depois do países ter aceitado efectuar pequenas reparações em navios de apoio da marinha americana.
A visita de Leon Panetta ao Vietname acontece depois um anúncio no fim-de-semana de que a Marinha dos Estados Unidos ira colocar a maioria dos seus navios no Pacífico até 2020 como parte de um foco estratégico na Ásia.
Mas o analista político americano Carl Thayer afirmou que o recente relatório sobre os direitos humanos no Vietname emitido pelo Departamento de Estado não favorece uma mudança da política dos Estados Unidos e com as eleições presidenciais americanas em Novembro e improvável que Washington faça mudanças significativas no seu relacionamento com o Vietname a curto prazo.
0 comments:
Enviar um comentário