Pesquisar neste blogue

terça-feira, 15 de maio de 2012

Jornal Moçambicano Online: Alienação de Imóveis: Governo só atende cidadãos `importantes´

Jornal Moçambicano Online
Notícias dos Maiores Jornais de Moçambique
thumbnail Alienação de Imóveis: Governo só atende cidadãos `importantes´
May 15th 2012, 16:27



Os documentos submetidos por cidadãos simples, àquela direcção, solicitando a alienação dos imóveis a seu favor, ficam anos à espera da autorização do ministro das Finanças, enquanto os processos vindos de figuras influentes dão entrada e são aprovados num ápice.

O Canalmoz teve acesso a alguns documentos de pedido de alienação de imóveis em tramitação na Direcção Nacional do Património. Estes comprovam o tratamento desigual aos cidadãos, na Direcção Nacional do Património do Estado. Todos os pedidos de alienação de imóveis que dão entrada, são organizados em guias, com o número do processo e o nome do seu respectivo remetente, e posteriormente são enviados ao Gabinete do ministro das Finanças, para a autorização. A discriminação entre os `importantes´ e os `quaisquer´ começa aqui. Os pedidos dos cidadãos normais são preenchidos numa guia em manuscrito, enquanto os pedidos dos mais importantes são devidamente digitados em computador e depois impressos numa guia para posterior envio. É simplesmente esta a grande diferença, que atesta que este organismo do Estado discrimina os cidadãos.

Os pedidos dos cidadãos simples levam anos à espera de despacho de aprovação, enquanto as solicitações dos `importantes´ saem da Direcção do Património com a estampa `URGENTE´ e num ápice são aprovadas pelo ministro das Finanças, segundo explicação de fontes que acompanham os processos por dentro.

Tentamos falar com o director nacional do Património para ouvir a sua versão sobre estes factos de tratamento diferente que se dá aos cidadãos consoante o critério de importância de uns e outros. Não atende o telefone. Quando estivemos no gabinete dele não estava disponível. Por duas vezes nos dirigimos à instituição para o efeito. Continuámos a insistir até ao fecho desta edição. Como não nos permitiram ouvir a versão oficial sobre esta matéria, decidimos avançar com a publicação do que já apurámos...

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário