Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: Falta de clareza na lei e dificultação da votação propiciam abstenção

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
Falta de clareza na lei e dificultação da votação propiciam abstenção
May 18th 2012, 10:11

As desigualdades socioeconómicas e o elevado índice de corrupção nas instituições do Estado também causam desinteresse da população em todo o processo eleitoral.

A falta de clareza na lei eleitoral e a dificultação do recenseamento e votação pelos órgãos eleitorais são alguns dos factores que justificam os altos índices de abstenção nos processos eleitorais no país.
Esta tese é defendida pelos autores da obra "Moçambique Democrático", que analisa as eleições autárquicas de 2008 e gerais de 2009 sob várias abordagens.
No livro ontem lançado pelo Observatório Eleitoral (OE), os autores defendem que a existência de uma lei clara é fundamental para os eleitores acreditarem no processo. "Nas eleições de 2009, a ambiguidade e falta de consenso na lei eleitoral foi tal que fez com que os eleitores não tivessem confiança naquilo que seria o processo eleitoral, por isso se apartaram das urnas", explicou Iraê Lundin, antropóloga, docente universitária e pesquisadora.
Segundo Lundin, as desigualdades socioeconómicas e o elevado índice de corrupção nas instituições do Estado causam um desinteresse em todo o processo. "O crescimento económico teima em não criar um desenvolvimento inclusivo, o que provoca um grande fosso muito grande entre os governantes e os governados principalmente pela falta de diálogo institucionalizado entre os dois grupos sociais", escreve no livro.

Fonte: O País - 18.05.2012

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário