Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Governo quer banir “publicidade enganosa dos curandeiros”

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Governo quer banir "publicidade enganosa dos curandeiros"
Aug 23rd 2012, 04:52

Governo quer banir


O Governo diz que tenciona acabar, o mais breve possível, com a "publicidade enganosa" difundida nos meios de comunicação social moçambicanos. A referida publicidade tem vindo a ser publicada em certos órgãos de comunicação social por indivíduos que se dizem "médicos tradicionais".

Segundo apurou o Canalmoz, a intenção do executivo é eliminar nos órgãos de comunicação social "todos os aspectos que poluem e enganam a sociedade".

Não está ainda claro se a publicidade que o governo considera enganosa é apenas da responsabilidade dos alegados "médicos tradicionais", vulgo curandeiros.

O Governo, através das suas diferentes instituições – uma delas o Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS) – está a trabalhar com o Gabinete de Informação (GABINFO) no sentido de suprimir a publicidade dos "médicos tradicionais". Não se sabe por ora se o governo irá também considerar publicidade enganosa a propaganda de certas ceitas religiosas que uso sobretudo os estações de televisão.

"Há quem diz nos jornais e nos painéis espalhados pela cidade de Maputo que consegue fazer com que alguém tenha emprego e seja contratado imediatamente. Outros dizem que conseguem fazer com que roube sem ser descoberto. Esses aspectos que poluem a sociedade devem ser afastados", disse o secretário executivo adjunto do Conselho Nacional do Combate ao HIV/SIDA. É apenas o que para já suscita a movimentação em curso para acabar com a publicidade enganosa.

"Estamos a trabalhar com as instituições que trabalham com a imprensa no sentido desta parte que não passa de engano não conste", disse Diogo Milagre adiantando que "em matéria de sexualidade, alguns têm enganado as pessoas dizendo que aumentam a potência sexual".

Uso de estimulantes sexuais

As autoridades dizem que a subida de número de infecções, sobretudo nos homens de idade avançada até 59 anos, pode estar ligado ao consumo de medicamentos estimulantes para a prática de sexo, alegadamente promovidos por médicos tradicionais. Para além disso, estimulantes convencionais têm sido importados e vendidos nas farmácias do país fora do controlo do Governo.

Não há mecanismo de controlo da medicina tradicional

A directora da Saúde da Cidade de Maputo, que reconheceu a existência de publicidade dando conta de terem medicamentos que curam o HIV/SIDA e outras doenças, ou que anunciado que podem ajudar a aumentar o tamanho do sexo, lamenta informando que "infelizmente o Governo não tem como controlar esta situação".

"Realmente existem essas publicidades e o Governo não tem um mecanismo de controlo daquilo que é feito", reconheceu a directora de saúde da Cidade de Maputo.

"O país em si, como política do Serviço Nacional de Saúde reconhece a medicina tradicional", lamentou Páscoa Zualo Wate.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário