A estreia do nadador deve acontecer ao final da manhã de hoje e é esperada com particular atenção, na medida em que Chakil Camal é, a par de Kurt Couto, o atleta mais experiente da comitiva moçambicana, sendo esta a sua segunda participação no mega evento depois de ter marcado presença nos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008.
Chakil disputará as meias-finais dos 50 metros livres e entra na quarta eliminatória, sendo que a primeira tem início previsto para as 11:00 horas.
O experiente nadador partirá da pista sete do majestoso "Park Aquatics Centre" e terá bem ao lado, na seis, a companhia de Barry Murphy, um atleta da República da Irlanda, que detêm o segundo melhor tempo (22,71 segundos) dos nadadores envolvidos nesta eliminatória. Este facto pode catapultar o nadador moçambicano para uma prova rápida visto que terá, ao seu lado, um dos nadadores mais rápidos.
Sublinhe-se, que Chakil leva para esta prova a marca de 24,40 segundos, seu recorde pessoal nos 50 metros livres, e parte com o sexto melhor tempo já que supera Rahman Mahfizur do Bangladesh que estará colocado na pista um com 24,82 e Zachary Payne das Ilhas Cook que nada na pista oito com 25,25, a pior marca.
A expectativa em torno da prova de Chakil é ver se fará melhor do que nas olimpíadas de Beijing, onde foi eliminado na primeira aparição.
Caso consiga a qualificação para a final, o moçambicano volta a entrar em acção amanhã a partir das 21:09 horas.De salientar que o recorde olímpico dos 50 metros livres é de 21,30 segundos, enquanto o "Mundial" é de 20,91, sendo que ambos pertencem ao brasileiro César Cielo.
Amanhã será a vez das senhoras lançarem-se às cristalinas águas do "Aquatics Centre" com o país a ser representado por Jéssica Vieira também nos 50 metros livres. A jovem vai estrear-se na competição depois de em 2008, ano em que tudo levava a crer que fosse a escolhida, acabou por ser preterida.
A prova rainha dos Jogos Olímpicos, o atletismo, começa a fazer as delícias do público no sábado e os moçambicanos têm motivos acrescidos para seguirem atentamente atendendo que entra em cena, a partir das 11:15 horas, Kurt Couto nos 400 metros barreiras.
Quem tem mais tempo para afinar as baterias é Sílvia Panguane uma vez que só corre os 100 metros barreiras na próxima segunda-feira, no dia 6 de Agosto, a partir das 11.05 horas.
0 comments:
Enviar um comentário