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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Transporte Rodoviário: Excesso de carga continua preocupante

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Aug 2nd 2012, 07:37

Perto de 19 mil camiões foram detectados com excesso de carga, de um total aproximado de 70 mil fiscalizados de Janeiro a Julho deste ano nas básculas da Matola-Rio e da Texlom, respectivamente nas estradas da Namaacha (N2) e Maputo/Witbank (N4).



Dados apurados pela nossa Reportagem junto de fonte da Trans-African Concessions (TRAC), operadora das básculas, referem ainda que na sequência de tais infracções 494 veículos foram autuados e aplicadas multas no valor aproximado de 2,5 milhões de meticais.

Segundo a fonte, o Regulamento de Transporte de Carga estabelece dois níveis de excesso de carga, sendo uma considerada "tolerável", quando a carga a mais não exceda os cinco por cento da sua capacidade, e a "intolerável", quando o volume a mais vá para lá dos cinco por cento da capacidade do veículo.

A báscula da Texlom, na N4, é a que registou maior movimento no período em análise, tendo sido levados ao controlo 42.314 veículos, dos quais 15.428 foram detectados com excesso de carga. Destes, apenas 256 acabaram autuados por se encontrarem na situação de carga em excesso acima dos cinco por cinco da tolerância estabelecida na lei.

As multas aplicadas nesta báscula atingiram os 998,9 mil meticais.

Já na báscula da Matola-Rio os dados em nosso poder apontam para um universo de 27.246 camiões levados à báscula, 3466 dos quais foram detectados com excesso de carga. Destes só 401 estavam numa situação que mereceu penalização por parte das autoridades.

As multas nesta báscula foram orçadas em cerca de 1,6 milhão de meticais.

De acordo com a TRAC, veículos com excesso de carga provocam danos na superfície das estradas, com factores que aumentam exponencialmente em função do volume da carga que transportam. Os danos causados nas estradas pelo excesso de carga resultam, geralmente, em elevados custos de manutenção e reparação das rodovias, o que por sua vez multiplica as despesas do Estado com esta rubrica e penaliza os utentes, que acabam sendo quem arca com os custos finais da prevaricação.

Ainda segundo aquela firma, na perspectiva de segurança rodoviária o excesso de carga representa um perigo, uma vez que os veículos que assim se apresentam necessitam de maiores distâncias para reduzir a marcha até parar por completo. Além disso, eles geram módulos elevados de força centrífuga nas curvas, movimentando a carga que transportam, o que pode levar à perda de controlo por parte do condutor.

Entretanto, de acordo com a fonte, a preocupação com o excesso de carga na N4 e na N2, esta última que injecta tráfego na primeira, vai para além dos números registados nos centros de controlo, uma vez que numerosos camiões sobrecarregados, sobretudo os de transporte de material de construção, continuam a usar rotas alternativas para fugir à fiscalização.

Recentemente o Governo anunciou a intenção de adquirir, ainda este ano, dez básculas móveis para uso no controlo de carga em várias estradas do país, medida então justificada pela necessidade de protecção das infra-estruturas rodoviárias e evitar a sua degradação precoce.

Paralelamente, foi anunciada a instalação de sete outras básculas e modernização das quatro existentes nas Estradas Nacionais (EN) números 12, em Nacala-Porto, Nampula, EN1, em Pemba, Cabo Delgado, EN6 em Dondo, Sofala, e ainda na EN1, em Nicoadala, na província da Zambézia.


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