A Polícia sul-africana abriu fogo esta quinta-feira contra mineiros amotinados nas minas de Nort West, situada a 100 quilómetros a noroeste de Johanesburgo, operada pela terceira maior produtora de platina do mundo a Lonmin.
Informações do nosso correspondente indicam que há vários mortos, em número ainda não indicados pelas autoridades oficiais, mas testemunhas descrevem como a mais violenta e sangrenta intervenção policial na África do Sul desde o término no apartheid.
A mina faz parte das operações da Lonmin em Marikana, com uma produção de 1,3 milhão de onças de platina em 2011. Funcionários da companhia não puderam afirmar o quanto da produção se perdeu, mas eles devem atualizar o mercado ainda esta semana.
Os confrontos envolvem uma disputa pelo recrutamento de trabalhadores entre o Sindicato Nacional dos Mineradores (NUM) e o Sindicato da Associação de Mineradores e da Construção Civil (AMCU).
Pelo menos três pessoas morreram num incidente parecido em janeiro, que acabou provocando o encerramento por seis semanas da maior mina de platina do mundo, administrada pela Impala Platinum.
Dois seguranças foram esfaqueados até a morte no domingo. O NUM disse que um de seus integrantes foi assassinado. A Lonmin informou que um quarto funcionário foi encontrado morto com diversos ferimentos de tiro.
0 comments:
Enviar um comentário