Uma idosa conhecida pelo nome de Minia Hura, de 70 anos de idade, residente no distrito de Nampula-Rapale, no bairro dos combatentes, foi, no último dia 15 do presente mês, atingida por um projéctil de uma arma, do tipo AK-47, quando tentava aquecer o corpo numa fogueira no pátio da sua residência.
Segundo dados policiais, o projéctil teria saído numa fogueira depois de aquecida e tendo atingido a idosa na parte do abdómen, tendo sido evacuada, em vida, para o Hospital Central de Nampula onde recebeu cuidados médicos até à retirada da bala que tinha se instalado quase na boca do estômago.
Na altura em que a idosa Minia Hura foi atingida estava a aquecer o corpo junto dos seus três netos e, por força do destino, o projéctil não atingiu os menores.
Aliás, conta a Polícia que Minia Hura, depois de ter feito a limpeza no seu pátio, teria amontoado capim que serviu para aquecer o corpo, sendo por ali onde saiu o projéctil sob forte estrondo até se instalar no corpo daquela idosa.
Inácio João Dina, Porta-voz do Comando Provincial da Policia da Republica de Moçambique em Nampula, disse que com todos os trabalhos feitos no terreno constatou-se que o projéctil havia saído da fogueira e de nenhum outro local e suspeita-se que seja o grupo de instrumentos que eram escondidos naquele local no tempo guerra.
Dina afirmou que por ter ocorrido aquela situação acidental contra aquela anciã, o governo do distrito deve fazer um trabalho minucioso no sentido de pesquisar se não há no local objectos idênticos que possam perigar a vida da população.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Nampula apela à população local no sentido de prestar muita atenção com alguns instrumentos estranhos que possam ser encontrados no local.
0 comments:
Enviar um comentário